TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÚSICA NA IGREJA LUTERANA

Trabalho acadêmico: MÚSICA NA IGREJA LUTERANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

DE VIOLÃO POPULAR

PROFESSORA:

JAQUELINE CARDOSO VILLAS BOAS

INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi elaborado um planejamento de aula de violão para as crianças, jovens e adultos que participam da Igreja Luterana ao qual são voltadas para alunos iniciantes.

As Aulas serão expositivas dialogadas a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, direcionada para a formação de ideias e de conceitos firmados em perguntas e respostas e com o uso do instrumento de violão ao qual visa o desenvolvimento das habilidades motoras, vocais, auditivas e criativas.

OBJETIVOS

As aulas de violão têm como objetivo tornar o aluno apto a desenvolver o manuseio técnico ao instrumento musical e canto. Despertar nos alunos o gosto para a prática musical e sua importância no cotidiano. Evocar nos alunos a habilidade de expressão e reflexão.

Identificar outras faces da música, como aquelas não expostas pelas mídias de massas como rádio, televisão e internet. Apreciar obras de importantes compositores brasileiros através da escuta de gravações e consultas bibliográficas. Aplicar a prática musical em conjunto, objetivando o processo de interação entre alunos irão proporcionar noções de teoria musical aplicada ao instrumento e voz. Desenvolver as operações de pensamento do aluno através de aula expositiva dialogada, visando à produção de conhecimento, sua relação com o instrumento, conhecer um pouco as características do violão para aprimorar a capacidade de: comparação, classificação, interpretação, obtenção e organização de dados, imaginação, instinto liderança, raciocínio lógico e principalmente conhecer e reconhecer as diversas formas de musicalização, que podem ser incorporadas no contexto social. Sobre esses aspectos iremos gerar sujeitos “pensantes”, auxiliando na sua aprendizagem cotidiana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar o pulso ou ausência de pulso e o apoio (tempo forte e fraco). Diferenciar a duração do som: curto ou longo. Diferenciar a altura dos sons graves e agudos e perceber o contorno melódico. Perceber a presença e ausência de acompanhamentos e identifica-los (piano, violão, percussão e voz). Conhecer e apreciar a música da nossa cultura e de diferentes povos e culturas. Levá-los a descobrir qual sua relação com o instrumento, o que já conhecem sobre ele.

As aulas mostrarão onde a música pode vir a ser aprendida e tocada, ouvida e vista através das instruções da professora. O método demonstrativo acontecerá no decorrer das aulas onde a professora fará demonstrações a fim de repassar aos alunos o que deverão fazer com o instrumento.

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas todos os sábados e em grupos distribuídos entre o período da manhã e da tarde com uma hora/aula e divididos por níveis e idades agendados em seu respectivo horário. (Ver quadro de cronograma de execução). Será empregada uma metodologia edificada na prática musical instrumental em Percepção musical, Apreciação Musical e Canto.

O ensino da Prática musical Instrumental consistirá no aprendizado das habilidades técnicas do instrumento, ou seja, tornar o aluno apto ao manuseio do violão, postura, afinação e canto, capacitando-o na execução básica de acompanhamento de canções populares e um repertório que abrangerá canções que se adaptam ao gosto geral e religiões dos alunos ou até mesmo interpretação de músicas instrumentais.

A Apreciação musical constará na exposição de diversos estilos e gêneros musicais através da escuta de importantes compositores da história da música ocidental e brasileira, dando destaque aqueles que não ocupam espaço nos veículos de comunicação.

PLANEJAMENTO DE ENSINO PARA VIOLÃO

Módulo I (Iniciantes)

1. Apresentação do violão

• História do violão

• Estrutura do violão

• Postura utilizada

2. Cuidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com