TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo Fala

Trabalho Escolar: O Corpo Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 12

O Corpo Fala

Sobre os autores:

Pierre Weil e Roland Tompakow dois professores renomados de grandes Universidades do Brasil, deixaram que essa obra fosse digitalizada para as pessoas de todas as classes sociais tivessem o beneficio da leitura.

O Corpo Fala sem Palavras

O nosso corpo é um centro de informação onde não precisamos dizer nada que a pessoa com quem nos comunicamos já compreende o que queremos transmitir ou não.

Por que esse Livro é Diferente?

Porque trata de um aspecto do comportamento humano que não pode ser transmitido por meras palavras.

É uma literatura que não adianta ouvir e não ver pois parece uma TV sem áudio e não adianta ver e não ouvir, é um conjunto de ações onde transmiti e diverte.

Capítulo 1

Antes de qualquer coisa o autor sugere que nós leitores folheemos o livro para conhecermos, e que também observemos que existem textos no livro com diferentes tamanhos de letras, desenhos alegres e dependendo do nosso interesse podemos fazer apenas uma leitura de passatempo. Enquanto os autores levam seus leitores a noções de comportamento humano, ao mesmo tempo nos exemplifica com o ato de andar de bicicleta, onde temos um pouco de dificuldade no início e em seguida vem a prática. O método do livro é simples e claro do mesmo modo de como o corpo fala. Ainda neste capítulo são apresentados os três bichos de estimação que nunca mais você os esquecerá.

Capítulo 2

Símbolos, ferramentas da mente. Um símbolo antigo dá-nos a estrutura psicossomática do homem e da linguagem do nosso corpo. - Vamos conhecer o boi oferecendo-lhe um prato de bolo. - O leão que estufa e encolhe. - A águia de motocicleta. - Primeiro contacto do leitor com a evidência de um conflito entre duas expressões corporais simultâneas, mas opostas!

Agora conheceremos as três partes da esfinge para mostrar como é dividido o homem: o boi, o leão e a águia

O BOI,

Quando colocado em evidência na nossa expressão corporal, tende a se traduzir por uma acentuação do abdômen. A pessoa avança o abdômen; isto se encontra em gente que gosta de boas refeições, que se senta à vontade diante de uma farta mesa de jantar.

No plano sexual temos o famoso requebrar das mulheres brasileiras e havaianas, é uma provocação para os homens. Estes, por sua vez, engancham os polegares no cinto, com os outros dedos apontados para os órgãos genitais; é uma mentira de se oferecer.

O LEÃO,

Se evidencia pelo tórax onde reside o coração; é o centro da emoção. Os especialistas em expressão corporal, sobretudo os coreógrafos, o consideram como o centro do EU.

A ÁGUIA,

Representada pela cabeça, nos indica o estado de controle do corpo pela mente.

1- Cabeça erguida significa hipertrofia do controle mental.

2- Ao contrário, cabeça baixa significa que o indivíduo é controlado pelos estímulos externos.

3- Cabeça em posição normal indica um controle normal da mente.

Conectamos a nossa leitura, como símbolos irá facilitar a tarefa de compreender. Jonhn Wallis quando cria o “oito deitado”(∞) nos dá o conceito do infinito , bem como Decartes quando cria x3 , quer dizer xxx, no livro é mostrado que o boi + leão + águia = homem. No exemplo do boi temos a tradução de uma pessoa que avança o abdômen, ou seja, gosta de boas refeições. Alguns exercícios são colocados como tarefas, uma observação e uma reunião, casos em que o “boi” podendo ser um homem maduro com o abdômen preponderante, atento ao conteúdo do seu prato, pode ocorrer também de um jovem magro recusar um prato de comida, avançando o abdômen mostra que está repleto de comida, temos também leão que mostra o tórax, onde está o coração, a emoção, centro do EU pessoas vaidosas, egocêntricas e extremamente narcisistas, querem se impor, tórax encolhido significa estar diante de alguém diminuído, tímido, submisso, com a postura normal, esta pessoa está em equilíbrio. Observando ainda o tórax podemos ver que o seu estado emocional à medida que aumenta a respiração significa tensão e forte emoção, enquanto que suspiros é ansiedade e angustia. É necessário cuidado para não fazer interpretações precipitadas ao observar palpitações, respiração masculina e feminina. A águia que representa a cabeça é o controle do corpo pela mente ,ou seja, cabeça erguida é uma hipertrofia do controle mental , e, baixa significa que o indivíduo é controlado pelos estímulos externos. Devemos sempre observar a atitude da cabeça para daí percebermos a intensidade do domínio intelectual e espiritual daquela mente. Para finalizar o capítulo o autor nos faz lembrar que nós somos a mesma matéria sob a qual estudamos.

Capítulo 3

Observar gestos e sentimentos nos quais não há necessidade de se dizer nenhuma palavra para entender.

Tristeza, liberdade, raiva, alegria, cansaço, felicidade, nojento, sensualidade, inveja, medo e amor são alguns sentimentos que conseguimos perceber através olhares.

Olhar é apenas tomar conhecimento de que algo existe, mas sem necessariamente internalizar a sua existência.

Perceber é um momento dedicado a aquela ação, necessita atenção especial, é um compromisso, uma responsabilidade, uma consideração. É algo mais humano, preocupado com o propósito de perceber, sentir o que acontece consigo e com o mundo a sua volta, para descobrir os sinais que estão além das palavras, basta apenas um pouco de observação no comportamento das pessoas e de seus impulsos naturais, diante de determinadas situações.

Capítulo 4

Pela Linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros e eles têm muitas coisas a dizer para você.

Também nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos, é uma linguagem que não mente.

Alguém à sua frente cruza ou descruza os braços, muda a posição do pé esquerdo ou vira as palmas das mãos para cima.

Todos esses gestos são inconscientes e estão relacionados com o que se passa no íntimo das pessoas.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com