TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Folclore da Asia

Por:   •  31/8/2019  •  Seminário  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 3

Folclore da Ásia

        

[pic 1]

[pic 2]

• Coreia do Sul

• Tailândia

        Coreia do Sul        

• Mitologia

[pic 3]

Gumiho (구미호) é uma raposa com nove caudas e teve origem em antigas lendas chinesas. Viveu por mil anos e ganhou o poder de mudar de forma, na maioria das vezes disfarçando-se de mulher, seduzindo os homens (para depois comer o fígado ou o coração de suas vítimas). É uma lenda também conhecida no Japão. Outras interpretações dizem que, se uma Gumiho se apaixonar e se casar com um homem humano, e conseguir viver com ele por 100 dias sem ser descoberta, ela consegue se tornar uma verdadeira humana.

[pic 4]

Dokkaebi (도깨비) é um ser mítico que aparece em várias antigas lendas folclóricas coreanas. Assume várias formas diferentes e é comumente descrito como um demônio de faces e chifres distorcidos. Alguns se parecem com seres humanos, enquanto outros só podem ser sentidos como alguns tipos de sons. Vivem em áreas como cemitérios, bosques e casas abandonadas. São conhecidos por suas pegadinhas e gostam de jogos, como o ssireum, um tipo de luta coreana. Roubam dos ricos e dão para os pobres.

• Música folclórica        

[pic 5]

Pansori (판소리) é um gênero folclórico de música sul-coreana, apresentado por uma vocalista e um percussionista. Representa a cultura folclórica da Coreia, tendo um canto expressivo com repertório de narrativas e gestos. A duração de uma performance completa de pansori dura de 3 a 9 horas, pois é uma espécie de narrativa musical em que a cantora descreve os papeis dos personagens na história. Engloba literatura, música e drama; em 2003 foi considerado como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

• História

[pic 6]

Chun Hyang Jeon é uma história de amor clássica do folclore sul-coreano, provavelmente se originou de uma obra de pansori. A data da composição e o autor são desconhecidos; essa história já foi trazida para filmes, peças de teatro, e outras formas de arte, com várias versões, mas elas respeitam um enredo básico.  Aborda temas como a mobilidade social no meio de um sistema de classes na época de Confúcio, a punição aos corruptos, o verdadeiro desejo da humanidade por amor puro e eterno, e a resistência feminina à luxúria do sexo masculino.

Tailândia

• Lenda

[pic 7]

Phi Tai Hong (ผีตายโหง) é qualquer pessoa que tenha morrido de forma violenta ou cruel. Ela vira um terrível fantasma que volta para assombrar a vida na terra. Um dos fantasmas mais conhecidos é o de uma mulher grávida, que tem a força dela somada à do filho não nascido. Costumam ficar perto do local onde foram enterradas e preferem as pessoas mais jovens, os lugares com mais registros desses fantasmas são aqueles onde houve guerras e outras catástrofes. O espírito de uma pessoa que foi assassinada busca retribuição e eventualmente ameaça e busca matar os assassinos.

[pic 8]


Krahang (กระหัง) é um espírito; um homem sem camisa que veste uma tradicional tanga e voa durante a noite. Ele usa duas cestas usadas na peneiração do arroz para voar nas áreas rurais da Tailândia. Dizem que esse espírito é demoníaco que machuca pessoas que caminham por aqueles locais à noite. Durante o dia, o Krahang vive como um normal habitante de uma aldeia.

Há um tradicional mito criado antes da chegada do Budismo, que diz que Than é o espírito do céu que criou tudo. Antes disso, não havia nada na Terra; nenhum humano, animal ou planta; nem na Lua ou no Sol.

• Dança

[pic 9]

Khon (โขน) é um gênero de dança clássica e dramática. Um grupo de dançarinos mascarados é acompanhado por um coro que acompanha a história e executa uma coreografia. Era apresentada quase que exclusivamente na Corte Real. Os atores não dizem as suas falas; interpretam suas personagens através de gestos expressivos. As personagens humanas empregam toda a gama de movimentos da dança clássica do centro da Tailândia; a dança dos demônios é de caráter agressivo e pode ter tido origem nas antigas artes marciais tailandesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (728.7 Kb)   docx (493.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com