TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IPHAN hoje protege os patrimônios culturais do Brasil

Abstract: O IPHAN hoje protege os patrimônios culturais do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Abstract  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETOS JÁ REALIZADOS

• O primeiro órgão voltado para a preservação do patrimônio no Brasil foi criado em 1933 chamado IPM (Inspetoria de Monumentos Nacionais). Tinha como finalidade impedir que objetos antigos referentes à história nacional fossem retirados do país e que as edificações monumentais fossem destruídas por conta das reformas urbanas.

• O Instituto foi precedido pelo SPHAN (Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional) criado em 1937. Que teve como colaboradores artistas e intelectuais como: os poetas Mário de Andrade e Manuel Bandeira; o jurista, os historiadores Afonso Arinos de Melo Franco e Sérgio Buarque de Holanda e o arquiteto Lúcio Costa.

PROJETOS EM ANDAMENTO

• O IPHAN hoje protege os patrimônios culturais do Brasil, sendo eles: a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

• Por este motivo é possível realizar uma das mais importantes distinções que se pode fazer com relação ao Patrimônio Cultural, pois sendo ele diferente das outras modalidades da cultura restritas apenas ao mercado cultural, apresenta interfaces significativas com outros importantes segmentos da economia como a construção civil e o turismo, ampliando exponencialmente o potencial de investimentos.

O trabalho do Iphan pode ser reconhecido em cerca de 21 mil edifícios tombados, 79 centros e conjuntos urbanos, 9.930 mil sítios arqueológicos cadastrados, mais de um milhão de objetos, incluindo acervo museológico, cerca de 834.567 mil volumes bibliográficos, documentação arquivística e registros fotográficos, cinematográficos e videográficos, além do Patrimônio Mundial.

Este Patrimônio é administrado por meio de diretrizes, planos, instrumentos de preservação e relatórios que informam a situação dos bens, o que está sendo feito e o que ainda necessita ser realizado. O Iphan preocupa-se em elaborar programas e projetos, que integrem a sociedade civil com os objetivos do Instituto, bem como busca linhas de financiamento e parcerias para auxiliar na execução das ações planejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com