TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Machadismo Machado de Assis

Por:   •  29/5/2020  •  Tese  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

Machado de Assis

Tendo estudado, na aula passada, o original realismo de Machado de Assis, vamos, agora, para o seu estilo, também muito original, e a suas obras primas.

Estilo Machadiano

Além de ter um estilo realista peculiar, Machado também apresenta uma estrutura narrativa bastante original. Veja a seguir:

a) predomínio do tempo psicológico (da memória) e a quebra da narrativa linear (começo, meio e fim), inclusive pela presença de digressões (comentários em meio à narrativa). Nossa memória é seletiva, daí, quebrarmos a sequência cronológica linear e selecionarmos o que psicologicamente nos afetou mais. Assim são muitas personagens machadianas. Por exemplo, Bentinho e Brás Cubas, o primeiro velho e o segundo, morto, propõem escrever livros sobre suas vidas , expondo, sem linearidade, os fatos mais relevantes. Além disso, tornam a narrativa lenta, pois frequentemente a paralisam para fazer comentários (digressões) . Atenção: digressão é comentário, não é flashback.

b) diálogo irônico com o leitor: os narradores machadianos estabelecem um diálogo irônico com o leitor, na época apegado aos superficiais folhetins românticos, que idealizam o mundo e traziam uma estrutura narrativa simplista.

c) quebra do maniqueísmo gerando profundidade psicológica das personagens: o maniqueísmo é uma visão simplista do mundo, dividindo-o em dois pólos: ou se é do bem ou do mal. Machado, com suas personagens, quebra o maniqueísmo e nelas coloca o bem e o mal, tornando-as personagens esféricas (surpreendem o leitor). Assim, ao ler Dom Casmurro, em alguns trechos julgamos Capitu adúltera (mal), em outros trechos inocente (bem). Outro tema que emerge da sondagem psicológica é o da essência (o que somos) x aparência (o que parecemos ser) . Em Quincas Borba, Rubião parece ser amigo do filósofo louco mas na essência o quer morto para apoderar-se de sua herança.

d) metalinguagem: trata-se do livro dentro do livro, como Dom Casmurro e Memórias Póstumas. Em ambos, você lerá livros em que os respectivos narradores estão escrevendo um livro, daí emergir as digressões metalingüísticas, nas quais os narradores comentam o próprio estilo dos livros que escrevem.

e) intertextualidade: citação de outras obras da literatura universal. Em Dom casmurro, é constante a intertextualidade com a peça Otelo de Shakespeare, cujo tema é a desconfiança da ocorrência do adultério.

f) pessimismo com humor negro e ironia: as personagens de Machado revelam uma visão pessimista, melancólica da existência, mas, através do humor negro (riso a partir da desgraça) e da ironia (querer dizer o contrário do que se afirma)

g) concisão (estilo enxuto ); capítulos curtos, elegância do estilo; inovações narrativas

Obras Principais

Memórias Póstumas de Brás – já morto, Brás Cubas começa a escrever um livro sobre sua vida. Diz ter morrido de pneumonia, bem quando tentava criar um emplasto, um medicamento poderoso(sátira ao cientificismo). Como a ciência estava em alta na época, Brás buscava fama com sua invenção, visto que rico ele já era. Narra sua infância, quando foi um menino diabólico, que fazia do escravo , o moleque Prudêncio, seu cavalo, montando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com