TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poema do Genovaro

Por:   •  27/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Câmpus Pato Branco

  1. Curso Técnico em Agrimensura – 4° ano

[pic 2]

ESCRAVOS DE JÓ – DINÂMICA EM GRUPO

Gabriel Marcarini Simionato [1]

O presente relatório foi solicitado pela professora Márcia Oberderfer Consoli, atuante da disciplina de Língua Portuguesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Câmpus Pato Branco, como processo avaliativo.

Na UTFPR - Câmpus Pato Branco, no dia 29 de fevereiro de 2016, das 10h20min às 12h foi realizada a atividade denominada “Escravos de Jó”, com a finalidade do desenvolvimento deste relatório, assim como promover a interação entre os alunos participantes.

A atividade em questão envolveu os alunos do 4° ano de Agrimensura juntamente com a professora em questão.

A brincadeira “Escravos de Jó” visa desenvolver a coordenação motora dos alunos, assim como ter uma maior integridade no grupo, para finalmente ser realizado o presente relatório.

Primeiramente, a Prof.ª Márcia separou a turma composta por 28 alunos, no dia da atividade, em quatro grupos de sete pessoas cada um cujos deveriam unir suas carteiras de modo a formar um círculo. Em seguida, a coordenadora da atividade solicitou que cada aluno pegasse um objeto pequeno de resistência razoável, como por exemplo, borracha, cola ou fita adesiva para que a atividade pudesse ser realizada, porém houve exceções como grampeadores, estiletes e cremes.

Abaixo está representado o passo seguinte, onde foram vistas as regras e a cantiga que deveria ser entoada por todos os alunos durante a brincadeira.

 


Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores passam os objetos do lado esquerdo para o direito, de forma que cada jogador fique sempre com um objeto só) 
Tira, (cada um levanta o objeto que está em suas mãos) 
Bota, (colocam o objeto de novo na carteira) 
Deixa ficar (retiram a mão do objeto) 
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar o objeto para a direita) 
Fazem zigue, (colocam o objeto na frente do jogador à direita, mas não soltam) 
Zigue, (colocam o objeto à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) 
 (colocam o objeto à frente do jogador à direita novamente e soltam).”

Já conhecidos os movimentos e a cantiga, cada grupo treinou individualmente, e quando estavam prontos, apresentavam às outras equipes. Nesta primeira etapa, apenas um grupo apresentou problemas para a realização da atividade, porém em uma segunda tentativa, os erros foram corrigidos.

Logo após, foram unidos os grupos de dois em dois, sendo que esses passaram a conter quatorze alunos cada um. A cantiga e os passos foram treinados e apresentados aos demais alunos, tendo como particularidade, dois níveis de cantiga, uma normal e outro mais rápido. Ambos os grupos realizaram a prática, porém um deles não a executou com perfeição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com