TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional Da Contabilidade

Dissertações: O Profissional Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 14

“TCC” = Trabalho de conclusão de curso

Tema: O Profissional da Contabilidade (O perfil do profissional da contabilidade na contabilidade do séc. 21 – a evolução dentro do contexto histórico e áreas de atuação).

CRC: Conselho Regional de Contabilidade

Objetivo: Mostrar um pouco da evolução na formação exigida para o profissional contábil em paralelo a evolução da contabilidade. Hoje no mundo dos negócios, a velocidade com que os empresários e os administradores necessitam obter dados que demonstrem como andam as finanças das empresas para tomadas de decisões é absurda. Até mesmo simulações de dados para novos investimentos, ou os últimos resultados alcançados por investimentos anteriores são competências cujos profissionais contábeis devem estar aptos a responderem quase que imediatamente, isso tudo exige que o contador seja um profissional que possua várias habilidades, e um amplo conhecimento, que propicie a tomada de decisão com base em suas conclusões

O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

Profissional da Contabilidade é a terminologia usada para Contador (com curso universitário de Ciências Contábeis) ou Técnico em Contabilidade (com curso técnico de ensino médio), quando se refere conjuntamente aos dois profissionais.

Para exercer a profissão, o Contador ou Técnico em Contabilidade precisam ser aprovados em Exame de Suficiência e registrados em CRC.

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do cotidiano do Profissional da Contabilidade.

A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.

Nos dias de hoje, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação deve conter noções sólidas de Finanças, Economia e Gestão e, também, de Ciências Humanas, Ética e Responsabilidade Social.

O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e discernir, com muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial de entidades.

O CURSO

Com duração de quatro anos, o curso de Ciências Contábeis abrange profundos estudos teóricos e práticos de todas as áreas da Contabilidade.

Nos primeiros anos, o ensino é voltado para conceitos, controle e conhecimentos em Administração, Economia, Direito e métodos quantitativos em conjunto com a Teoria Contábil.

Nos últimos anos, há um aprofundamento dos estudos direcionados para especialidades da carreira de Contador.

MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA

O bacharel em Ciências Contábeis tem sua profissão regulamentada pelo Decreto-lei nº 9.295/46 e suas atribuições definidas pela Resolução nº 560/83, do Conselho Federal de Contabilidade.

O mercado de trabalho é bastante amplo e oferece muitas oportunidades para uma carreira bem sucedida.

Atualmente, a profissão vive um momento áureo. Onde há uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, existe a figura do Profissional da Contabilidade.

O Profissional da Contabilidade pode exercer múltiplas funções, podendo atuar como:

•Autônomo.

•Empresário de Contabilidade.

•Auditor Independente, Auditor Interno.

• Consultor Tributário.

• Controller.

• Auditor Fiscal.

• Perito Contábil.

• Membro de Conselho Fiscal e de Administração.

• Árbitro em câmaras especializadas.

• Acadêmico.

• Membro de Comitês de Auditoria.

• Membro de Entidade de Classe.

• Executivo.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

O Técnico em Contabilidade fornece às empresas informações úteis para garantir desenvolvimento e crescimento. Ele cuida de toda a parte financeira realizando a escrituração contábil e fiscal, registros e lançamentos contábeis de transações financeiras, cálculo de impostos, juros e taxas, acompanhamento de contas, receitas e despesas, elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes, análise de contas patrimoniais e controle patrimonial, além de ser o responsável pela prestação de contas da instituição.

A tecnologia é fundamental no dia a dia do Técnico em Contabilidade e a tendência é que o trabalho manual e rotineiro diminua cada vez mais, agilizando a atuação do profissional.

A formação do Técnico em Contabilidade possui alguns limites. Ele não está habilitado para realizar perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços, nem Auditorias. Mas seu trabalho auxilia o do bacharel em Ciências Contábeis e contribui para o bom funcionamento das empresas.

O CURSO

O curso pode ser realizado concomitantemente ao Ensino Médio. Quem já concluiu o nível médio ou, até mesmo, o nível superior em cursos como Direito, Administração de Empresas e Economia poderá obter o certificado de Técnico em Contabilidade após frequentar cursos de matérias técnicas com duração de 800 horas.

MERCADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com