TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da arte moderna

Artigo: O desenvolvimento da arte moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  2.049 Visualizações

A arte, ao longo da história, tem nos mostrado o quão é importante conhecê-la, já que ela retrata toda a experiência humana. Portanto, para entendermos as obras, estilos e fases artísticas, precisam-se ter conhecimentos prévios para compreender o que os mesmos buscavam expressar.

Na transição do século XIX para o XX desenvolveu-se a Art Nouveau (Arte Nova), na passagem do Historicismo para o movimento Moderno. Pós- industrialização na Europa, as pessoas começaram a buscar de volta a humanidade e a natureza, e também, aumentar o luxo de determinados ambientes, uma fase conhecida como “belle époque”. Logo, influenciou artistas brasileiros, como Eliseu Visconti,o pioneiro de desing no Brasil.

Sob esse aspecto, tinham como características curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, além dos motivos florais, arabescos lineares e cromáticos, preferência pelos ritmos baseados na curva e variantes. Os artistas esperavam representar seus sentimentos em suas imagens.

Com os avanços do século XX surgiram novos conceitos e técnicas, que induziram o surgimento da corrente artística Moderna, que visavam o racionalismo e o funcionalismo, modificando principalmente a arquitetura e escultura. Culminou no Brasil na semana da arte moderna em 1922, valorizando o nacional e eliminando as imitações europeias. Di Cavalcanti e Brecheret, foram uns dos principais representantes, mostrando também influências da Art Nouveau.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com