TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semana de arte moderna

Seminário: Semana de arte moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 5

Semana de arte moderna

O que motivou?

Os artistas que participaram da semana de arte moderna queriam abolir por completo a perfeição estética tão apreciada no século XIX. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão.

O movimento modernista expandir-se por divulgações e também pelos seguintes movimentos

Movimento Pau-Brasil: Um movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e sua esposa Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e que foi inspirada nos movimentos de vanguarda europeus.

Esse movimento foi levado ao público com a publicação do livro Pau-brasil escrito por Oswald de Andrade e ilustrado por Tarsila do Amaral e com o Manifesto da Poesia Pau-Brasil.

As preocupações principais do movimento eram: expor ao ridículo às posturas solenes, as formas gastas, a escrita empolada, a sujeição aos modelos europeus, abolir a barreira tradicional entre a poesia e prosa e valorizar a invenção e a surpresa.

Movimento Verde-Amarelo ou Escola da Anta: Foi uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil. Criticavam o nacionalismo afrancesado de Oswald. Sua proposta era de um nacionalismo primitivista. Idolatria do tupi, nesse contexto a anta é eleita como símbolo nacional. Em maio de 1929, o grupo verde-amarelista publica o manifesto Nhengaçu Verde-Amarelo.

Movimento Antropofágico: Foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928, que tinha por objetivo repensar a dependência cultural brasileira. O Manifesto foi publicado na primeira edição da Revista de Antropofagia, a linguagem do manifesto é majoritariamente metafórica, contendo fragmentos poéticos bem-humorados e torna-se a fonte teórica principal do movimento. Oswald utiliza durante o desenvolvimento do manifesto, teorias de diversos autores e pensadores mundiais combinadas à ideologia desenvolvida por ele, nesse movimento retomam-se características dos primórdios da formação cultural brasileira e propõe certo tipo de cautela ao absorver aspectos culturais de outrem, para que a modernidade não se sobreponha totalmente às culturas primitivas. E também, para que haja maior cuidado ao absorver a cultura de outros lugares, para que não haja absorção do desnecessário a cultura brasileira.

Principais autores

Artes Plásticas: Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Victor Brecheret.

Literatura: Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Ronald de Carvalho

Música: Heitor Villa-Lobos

Bibliografia de um autor

Di Cavalcanti: Começa a pintar depois que seu pai morre e ele então, precisando trabalhar começa a fazer ilustrações para a REVISTA FON FON.Conhece e torna-se amigo de Mário e Oswald de Andrade no atelier do impressionista George Elpons.Em 1922 Idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, criando para essa ocasião as peças promocionais do evento: catálogo e programa. Semana de Arte Moderna ele apresentou, sobretudo desenhos e pastéis na exposição era um artista diferente daquele que se tornaria célebre com a pintura de paisagens brasileiras, retratos de mulatas e preocupação social.

Em 1923 faz sua primeira viagem para Europa, permanecendo em Paris até 1925. Frequenta a Academia Ranson. Expõe em diversas cidades como: Londres, Berlim, e Paris. Conhece alguns artistas famosos como: Picasso, Erik Satie e Jean Cocteau .

Em 1926 Retorna ao Brasil e ingressa no Partido Comunista. Faz nova viagem a Paris e cria os painéis de decoração do Teatro João Caetano no Rio de Janeiro.

Nos anos 30 inicia suas participações em exposições coletivas, salões nacionais e internacionais. Em 1932, funda em São Paulo, com Flávio de Carvalho, Antonio Gomide e Carlos Prado, o Clube dos Artistas Modernos neste mesmo ano sofre sua primeira prisão durante a Revolução Paulista. Logo depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com