TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelo De Pensamneto

Ensaios: Paralelo De Pensamneto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 19

Autor: Jeferson Santana Brandão

A Tragédia Tropical de Raul Seixas

Resumo

Duas estações diferentes em lugares, épocas e contextos diferentes foram ponto de partida de duas cabeças pensantes que parecem, de alguma maneira dialogar uma com a outra. De Röcken, na Alemanha, partiu o que viria a ser o filósofo/musico, questionador da moral e dos valores dominantes no século XIX, Friedrich Nietzsche. Do nosso Brasil, de Salvador, o musico/filósofo Raul Seixas surgiu com suas idéias atacando os rumos culturais brasileiros no final dos anos 60 do século XX.

Nietzsche, assim como Raul no contexto da musica brasileira, não se reconhecia como parte integrante da “linha evolutiva” da cultura alemã. Nietzsche apontava com sua filosofia, para a importância sublime da arte musical, enquanto Raul Seixas com sua musica, incitava o ouvinte a percorrer os caminhos da filosofia.

Seguindo a concepção trágica de Heráclito de Efeso (Grego do século V a.C.), onde de uma incessante guerra de opostos faz surgir o movimento, o devir, Raul Seixas é aqui entendido como um músico trágico. A partir daí, podemos traçar uma paralelo entre a obra do compositor brasileiro, e a tragédia de Nietzsche na obra “Assim Falou Zaratustra”. O paralelo, no entanto, reconhece as diferenças entre os personagens, sendo que no Raul Seixas, por sua musicalidade, uso de misturas rítmicas, sobretudo o Rock com Baião, e seus recursos “populares” na hora de falar de filosofia e sociedade, nos colocam diante do que chamamos de “Tragédia Tropical”.

Raul Seixas, tragicamente, faz de sua obra um constante renovar-se, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de mudanças até mesmo no interior de um único disco. Assim, com sua auto-identificação com uma “Metamorfose Ambulante”, o músico se aproxima do pensamento trágico de Heráclito. Este pensador também exerceu enorme influência na filosofia de Nietzsche.

A sombra da “História das Idéias”, colocamos lado a lado, dialogando os percursos trágicos de dois personagens que apesar de separados 100 anos na linha do tempo, e das distâncias geográficas e culturais, tem muitas idéias em comum.

São os textos de “Assim Falou Zaratustra”, e as músicas de Raul Seixas, que nos proporcionam esse diálogo. Inter-textos produzidos pelo grupo vinculado à Rádio UEL FM “Coletivo Poesia dos 50” (do qual faço parte), com músicas de Raul Seixas, e idéias da filosofia trágica, também promovem o diálogo proposto e apresentado neste trabalho.

Assim, encontramos, além do devir, o riso, a possibilidade infinita de caminhos, desvinculada dos conceitos “bem” e “mal” trazendo assim o “sim” que é dado a vida, trazendo a afirmação jubilosa da dor e do prazer. Aí estão lançadas as vias para se chegar a “Tragédia Tropical de Raul Seixas”.

Palavras chave

Raul Seixas, Zaratustra, Nietzsche, Tragédia, História das Idéias, Música, Filosofia, Rock, Brasil, Devir

A Tragédia Tropical de Raul Seixas

“A Lua se Oferece ao Dia... Bom Dia Sol”

Para melhor compreensão dos caminhos tomados aqui, farei uso do modelo proposto por Franklin Baummer em sua “história das idéias”. Ao voltar-se para o estudo das questões perenes e das questões oportunas do homem, esta opção metodológica vai de encontro a proposta deste trabalho:

[...]. As questões perenes correspondem, por conseguinte, às perguntas mais profundas que o homem pode fazer acerca de si próprio e do seu universo. São perenes porque o homem não pode deixar de fazer, e são fundamentais para a sua orientação cósmica. Como pode o homem não se interrogar continuamente sobre Deus, a Natureza, o Homem, a Sociedade, a História? (BAUMER, 1990, p. 27).

Ora, foram tais questões perenes que permearam o trabalho musical de Raul Seixas, bem como as buscas e dilemas do Zaratustra de Nietzsche. São as idéias que configuram o elemento gerenciador do devir na sociedade e sua história. Outro ponto de auxilio deste olhar metodológico em nosso projeto é o caráter interdisciplinar da história das idéias, que de acordo com Baumer em “pensamento europeu moderno”, vai além do espaço privado onde a história da filosofia se fecha, aglutinando o caráter público do movimento das idéias.

Assim em ultima análise, a história das idéias é um ramo contemplativo. Pode ocupar a fronteira entre a história e a filosofia, partilhando os objetivos de ambas, fornecendo “valores” do passado para o presente, e fazendo luz sobre as causas históricas. [...]. (BAUMER, 1990, p. 25).

É esta fronteira entre a história e a filosofia, onde se configura a história das idéias, que deu todas as bases ao estudo das fontes produzidas por um pensador que se pautava também nas regiões de fronteira para criar, é ali, entre o indivíduo e a sociedade, que encontramos o pensamento de Raul Seixas se metamorfoseando e rompendo a barreira psicológica que separa os opostos, fazendo destes a essência de um único elemento.

Raul finalizou a musica “As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor” dizendo que pra entender este jogo de ratos, “transou com Deus e com o lobisomem”, ou seja, experimentou os dois lados da moeda, estereotipados em bem e mal.

[...] Raul não separa o bem do mal, ou seja, não atribui a Deus só o que é bom. O mal também pode vir de Deus. Quanto àquilo que Raul classificou de diabo, seria na verdade o despertar do conhecimento do individuo sobre si mesmo. [...]. (ALVES, 1993, p. 50).

Tal concepção, é amplamente levantada por Nietzsche, inclusive no personagem Zaratustra aqui estudado. É nessa junção de opostos descrita por Raul Seixas que podemos localizar a influência do pensamento de Heráclito acerca do vir-a-ser em seu trabalho. É nesse sentido de busca de influências, cortes e adaptações feitas pelo musico em suas “aventuras” pela “cidade de Thor” que analisaremos a complexa teia de idéias que marca sua obra musical.

[...] mas, e se a realidade for mais rica que os modelos que inventamos para compreendê-la? E se nos enganamos? Ou seja, se, contrariamente à idéia de bipolaridade, a realidade se revelar um caos de pluralidade? Ainda assim a história das idéias que construímos é social. [...].(GIANNATTASIO, 1999, p. 3)

Um outro território da história que auxilia, neste trabalho de aferir a influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com