TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patch Adams: o amor é contagioso

Seminário: Patch Adams: o amor é contagioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Seminário  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PROPOSTA

1º Passo: Assistir ao filme: Patch Adams: o amor é contagioso

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 114 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1998

Direção: Tom Shadyac

Roteiro: Steve Oedekerk, baseado em livro de Patch Adams e Maureen Mylander

Elenco:Robin Williams (Hunter "Patch" Adams), Daniel London (Truman Schiff), Monica Potter (Carin Fisher),

Philip Seymour Hoffman (Mitch), Bob Gunton (Dean Walcott), Josef Sommer (Dr. Eaton), Irma P. Hall

(Joletta), Lee McCain (Judy), Harve Presnell (Dean J.P. Anderson), Daniella Kuhn (Adelane), Peter Coyote

(Bill Davis), James Greene (Bile), Michael Jeter (Rudy) e Harold Gould (Arthur Mendelson)

Parte I – Discussão e análise crítica do filme e do livro O Monge e o Executivo.

1. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar principalmente, aquele individuo que detém de uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento.

Realize uma pesquisa e responda, se os acontecimentos no filme: o amor é contagioso; há visão empreendedora e justifique. (pontuação máxima 1,0)

R: Sim. Patch Adams diante de um quadro depressivo, resolve por conta própria se internar num hospital psiquiátrico, e lá começa a observar as dificuldades dos pacientes. Assim percebe um mundo novo e cheio de possibilidades, com ingredientes fundamentais, amor e humor ele tem como objetivo melhorar a qualidades de vida dos pacientes. Patch começa a estudar medicina. E utiliza método singular para tratar de pacientes em hospital, fazer rir com boas doses de carinho é seu tratamento com muito humor e irreverência. Aos poucos o ambiente hospitalar adquire novo aspecto e o acadêmico vai conquistando crianças e adultos, ao ponto desta relação alegre e carinhosa do médico com os pacientes tornar-se essencial para o sucesso no tratamento de alguns ou minimizar o sofrimento de outros.

2. Apresente dois conceitos de liderança através de citações. Faça uma reflexão e pontue quais os estilos de liderança que são apresentados no filme, e as respectivas características predominantes de cada um desses estilos. (pontuação máxima 1,0)

R: Liderança pela influência e Liderança pela autoridade (poder).

A liderança pela influência é constituída sobre o serviço, com a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem com entusiasmo na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Ela serve antes que os liderados saibam exatamente o que está acontecendo.

A liderança pela autoridade a pessoa se aproveita do fato de ocupar um lugar de poder, não se preocupa com os relacionamentos o que dificulta o exercício e a sua aceitação. Neste caso, é bem dito o ditado, “Manda quem pode obedece quem tem juízo”.

3. No livro o Monge e o Executivo, no capítulo dois o autor mostra a necessidade e flexibilidade que um líder tem de ter em saber identificar os velhos paradigmas e se adaptar aos novos. De forma simples ele explica que o que são paradigmas. E em tempos passados, mas precisamente no período da burocratização, as estruturas internas das empresas eram exigentes, de modo a determinarem a seus empregados toda a atenção voltada para o nível hierárquico mais alto, fazendo com que todos ficassem preocupados em atender as vontades do presidente, e somente dele, visando assim apenas o lucro. Voltando para as empresas atuais, os novos paradigmas, como afirma o livro, arranjam uma nova estrutura, esta baseada na liderança servidora, pois todos tendem a satisfação dos seus clientes, sendo o lucro uma consequência deste empenho.

Tendo como base o filme: o amor é contagioso e o livro o monge e o executivo, você na qualidade de líder faça uma analise comparativa das duas realidades organizacionais. . (pontuação máxima 2,0)

R: Os lideres tem que estar abertos a mudanças, estar continuamente melhorando. O líder tem que procurar ser melhor por que assim estimulará seus liderados a se tornarem melhores. Precisamos repensar constantemente, por que nada permanece igual em nossa vida. O líder deve estar preocupado com as necessidades dos funcionários e por isso precisa ser flexível. Deve incentivar e dar condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser. Nossos paradigmas podem ser valiosos, mas podem se tornarem perigosos se os tomarmos como verdades absolutas. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós, nossos erros não podem ser explicados assim: “Sempre foi feito assim, então não vejo por que mudar!”.

4. O mundo empresarial vem se empenhando, nos últimos anos, em uma ampla e profunda revisão do seu papel e da sua responsabilidade social, hoje, revestida de um novo significado. Já foi o tempo em que, para uma organização empresarial ser considerada socialmente responsável, bastava gerar empregos, pagar impostos e produzir algum bem ou serviço para o mercado. Isso, na verdade, é seu propósito econômico.

Atualmente, o papel reservado à empresa, no conjunto da vida social, está em plena expansão com a adoção de práticas e compromissos perante a sociedade. (CONTENTE, 2011. p.94).

O filme nos mostra um estudante de medicina, que como milhares de outros acaba de entrar na universidade, e procura em seus professores a resposta para suas várias dúvidas a respeito da formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com