TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Curricular Arte PEBII

Artigo: Planejamento Curricular Arte PEBII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  5.499 Palavras (22 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 22

Planejamento

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

TIPO DE ENSINO: FUNDAMENTAL (CICLO II)

OBJETIVOS GERAIS

Alfabetizar o educando nas linguagens próprias da arte, capacitando-o a analisar, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte em suas múltiplas linguagens, aplicando-a em sua vida cotidiana. As manifestações artísticas são o patrimônio ético e social da humanidade dentro das 4 linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e musica, possuindo um conjunto de saberes, habilidades, atitudes, hábitos artísticos e estéticos próprios a cada área.

A massificação imposta pelos meios tecnológicos é assustadora, cabendo ao indivíduo crítico saber filtrar tais informações tornando-se consciente de sua função de cidadão moderno e transformador do mundo contemporâneo em que vive, conduzindo assim ações de reflexão, de desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico, preparando-o para o exercício da cidadania.

A cultura, enquanto conhecimento diversificado do ser humano, engloba o seu relacionamento com o meio ambiente, hoje entendido como o mundo à sua volta. A ética, a sinceridade, a solidariedade e a coragem são elementos primordiais para a formação do ser humano.

A arte é um dos principais elementos de relacionamento, e desenvolvimento da criatividade, roubada pela alienação provocada pelos meios de comunicação de massa. O desenvolvimento das linguagens sensoriais e da valorização do ser humano enquanto indivíduo, através das artes, fomenta a realização pessoal e o ponto de partida para uma visão diferenciada de mundo.

Baseado nos PCNs a Arte conhecimento se articula em três eixos metodológicos: a) Criação/produção em Arte – o fazer artístico; b) fruição estética – apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado; leitura; crítica; c) reflexão: a Arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.

A base do ensino de Arte proposto pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo prevê o sobrevôo sobre os territórios da arte: linguagens artísticas, processo de criação, materialidade, forma-conteúdo, mediação cultural, patrimônio cultural, saberes estéticos e culturais.

O que penso sobre arte? – ações sobre o repertório cultural dos alunos;

Ação expressiva – ações que desencadeiam o fazer artístico nas diferentes linguagens de acordo com as proposições do Caderno do Professor;

Apreciação – ações de leitura de obras de arte nas diferentes linguagens artísticas;

Pesquisa de campo – ações que orientam o aluno no planejamento, na realização e na discussão de pesquisa proposta no Caderno do Professor;

Pesquisa individual e/ou em grupo – ações que orientam o aluno para aprofundar seu nível de conhecimento sobre um ou mais assuntos, realizadas individualmente ou em grupo, e relacionadas às proposições do Caderno do Professor;

Lição de casa – ações que sistematizam o estudo, impulsionando a produção do portfólio do aluno para além do Caderno;

Você aprendeu? – questões objetivas e/ou abertas para reflexão sobre os conteúdos trabalhados nas Situações de Aprendizagem de cada Caderno;

Aprendendo a aprender – algumas dicas para o aluno, ampliando possibilidades de aproximação com a Arte;

Para saber mais – indicações de livros, sites, filmes, vídeos e CDs.

ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II

6o e 7o anos

Ementa:

Para o nível de 6o e 7o anos, pretende-se, na disciplina de Arte, que cada estudante observe atentamente algumas obras de arte, com o objetivo de compreender os efeitos estéticos que elementos como proporções e relações, entre outros, podem produzir numa pintura. Alguns aspectos da História da Arte, assim como a criação de uma forma pessoal de representar a figura humana, também são focalizados. A proposta envolve a leitura e a produção de textos da área, desenvolvendo, portanto, as habilidades listadas na matriz abaixo.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Conduzi-lo a aquisição gradativa dos códigos para interpretar textos artísticos, por meio da apreciação estética, específicos a cada linguagem artística: verbal, visual, sonora, corporal bem como os seus produtos através das manifestações artísticas de todos os tempos.

Capacitá-lo a produzir arte contextualizada no tempo e espaço, bem como a análise e entendimento das obras já existentes.

Elevar o raciocínio e o entendimento do educando à abstração, conscientizando-o da linguagem não verbal que esta representa. Desenvolver a aplicação semântica e abstrata de estruturas aprendidas e transformando-as em outras linguagens artísticas.

Campos de Estudos

a) efeitos estéticos.

b) proporções e relações.

c) História da Arte.

d) A figura humana através dos tempos.

6o ano

1º bimestre

A tridimensionalidade nas linguagens artísticas

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Estabelecer diferenciações entre os espaços bi e tridimensional.

Reconhecer e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas

Operar coma tridimensionalidade na criação de idéias na linguagem da arte

CONTEÚDOS

a) diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas do espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço

b) escultura, objeto, instalação

c) cenografia e a cena contemporânea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com