TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais elementos dos gêneros clássicos do cinema hollywoodiano

Por:   •  29/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Principais elementos dos gêneros clássicos do cinema hollywoodiano

Quando se fala em cinema clássico, falamos do que se produziu no cinema ate meados da segunda guerra mundial. Ainda que existam as características impregnadas nos filmes atuais. No cinema clássico, concentrou a produção de historias que fazem o publico se emocionar, ou seja, que tenha um envolvimento com a plateia. Para isso, ele tem algumas características fundamentais: esteticamente sutil, a montagem é sutil (a montagem visível), cortes entre movimentos e falas, os planos obedecem ideia de eixos, que são as câmeras instaladas em ângulos laterais (mudar o ângulo da câmera), a iluminação também era feito de uma maneira sutil. Outra característica é a atuação dos atores, que fica mais natural, unindo-se a uma literatura fácil. Não precisa ser um gênio pra decifrar o contexto do filme. Como ele é sutil e confortável, ele acaba levando o publico ao mundo de ilusão e emoção, que e a ideia principal de cinema.

Características e o contexto do movimento neo-realista italiano.

O neo-realismo italiano é um movimento que durou mais ou menos uma década, entre 1942 a mais ou menos 1952, mas ele derivou-se do cimena de 1930, quando o cinema italiano tentava se libertar de uma linguagem menos escapista. Depois de criado a escola de cinema, na década de 30, começou-se a copiar as ideias do realismo poético francês, influenciando os grandes diretores. A 2ª Guerra Mundial deixou a Italia um pouco mais social, porem estruturalmente abalada, e mudou-se artisticamente o senso do constituía a natureza do drama. Criou-se a necessidade de mostrar o que estava acontecendo nas ruas. Finais felizes já não fazia mais sentido, o foco era melancolia de pessoas simples, mostrando a vida como ela é, dura, penosa... e no cimena não poderia ser diferente. Mesmo não sendo regra, muitos diretores foram fazer filme nas ruas. Iluminaçao natural, atores amadores, e um foco nos acontecimentos da vida real. Esse tipo de filme tornou-se um retrato da mudança social.

A partir dos anos 1960, em diferentes partes do mundo, surgem novos cineastas interessados em uma nova proposta de se fazer cinema. Quais são suas propostas e como a nouvelle vague modificou a história do cinema?

Baseando-se na temática do neo-realismo italiano, vários diretores viraram os olhos para a ideia de mostrar a temática do “outro lado da sociedade” que era pouco explorado na época. Dai, determinou-se a ideia de Cinema Novo. O Nouvelle vague não foi diferente, apesar da ideia ser um pouco mais burguês. A partir dessa ideia, diretores procuraram se desvincular das instituições existentes na época e começou-se a dar espaço para produções independentes. Criou-se uma nova forma de filmagem, e narrativas mais subjetivas, com temas mais voltados para o interior. Foram muitas as propostas criadas por essa “nova onda”. Os artistas preocuparam-se em fazer cinemas mais autorais, criando o expressão: cinema do autor. Não tinha a preocupação em contar a historia de acordo com a cronologia dos acontecimentos, rompendo a estrutura narrativa, trazendo um novo animo e soluções criativas na forma de contar as historias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com