TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reagente De Benedict

Pesquisas Acadêmicas: Reagente De Benedict. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE CATOLICA DO TOCANTINS

CURSO DE AGRONOMIA

BIOQUÍMICA GERAL

Elaineide Simão de Sousa

Identificação de Carboidratos

PALMAS, 2011.

Resumo

Esse relatório teve como objetivo identificar os carboidratos em solução, a manipulação no laboratório favorecem o processo de reconhecimento de carboidratos. Nos experimentos de análise as amostras Frutose, Galactose, Amido, Glicose e Água foram possíveis notam se a reação da solubilidade de dissacarídeos e a intensidade de coloração de açúcares redutores, com reagente de Benedict, Molisch e do amido com Iodo (Lugol). Os testes como o reativo Molisch baseia na formação do furfural pelo ácido sulfúrico sob a pentose e hexose, e o teste Benedict , os hidratos de carbono redutores reduzem os catiões cobre, originando precipitados de óxido de cobre, com uma cor vermelha, verde ou amarela, os açúcares não redutores não alteram a cor do reagente, haja o teste de com o amido a soluções de polissacarídeos com estrutura helicoidal adquirem uma cor azul isso foi possível verificar nas amostras.

INTRODUÇÃO

Os carboidratos são a mais abundante classe de biomoléculas na natureza, sua oxidação é o principal meio de abastecimento de energia, na qual apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]. Os carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono ou glicídios, são constituídos de três elementos: carbono, hidrogênio e oxigênio. É considerada fonte energética primária do organismo, além de desempenhar papel protetor em alguns órgãos. Podem-se dividir os carboidratos em três grandes grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular. Na aula prática teve como objetivo identificar os carboidratos em cada solução por teste de Benedict, Molisch e a presença de amido em solução.

Objetivo Geral

Identificar os carboidratos na solução em determinadas técnicas por Benedict, Molisch e Lugol;

Objetivos Específicos

 Observar o comportamento do redutor;

 Identificar a presença de amido em solução;

 Verificar a presença de carboidratos;

PARTE EXPERIMENTAL

PRÁTICAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS

Bioquimicamente determinamos esse composto utilizando conhecimentos químicos para sua determinação e é dividido em duas classes, o seu comportamento redutor e na produção de furtural que ocorrem quando reagem com ácidos.

1. Teste Molisch

O teste de Molisch é um procedimento químico usado para determinar a presença de hidratos de carbono numa solução.

Esse teste baseia- se na formação do furfural pelo ácido sulfúrico sob a pentose e a hexose. Os monossacarídeos mais importantes são os formados por cinco ou seis átomos de carbono (pentoses e hexoses). As moléculas muito ricas em grupamentos hidroxila (-OH), os monossacarídeos facilita a desidratação por ação de ácidos fortes concentrados, como o ácido sulfúrico (H2SO4). O ácido rompe facilmente as ligações glicosídicas presentes em moléculas de polissacarídeos, quebrando-os e fornecendo seus monossacarídeos, a desidratação forma a furfural, quando o monossacarídeo desidratado for uma pentose, e o hidroximetilfurfural (HMF), quando for uma hexose.

Material

 5 tubo de ensaio contendo 2 ml de cada amostra: Frutose, Galactose, Amido, Glicose e Água.

 Reativo Molisch

 Ácido Sulfúrico

 Pipeta Pasteur

Método e Procedimentos:

Pipetar nos tubos de ensaios 2 ml de cada amostra descrita acima.

E Juntar 3 gotas de reativo de Molisch.

Pipetar cuidadosamente 1 ml de ácido sulfúrico concentrado: Inclina-se o tubo e deixa o ácido escoar lentamente pelas paredes,sem agitar.

Foram utilizados 5 tubos de ensaios, na qual foram números 1 a 5, de acordo com a legenda (1- Frutose, 2- galactose, 3- Amido, 4- Glicose e 5- Água), na qual, adicionou 2 ml de cada componente descrito acima, em seguida 3 gotas de Molisch, e também 1 ml de Ácido Sulfúrico.

Tais amostras seguintes resultados:

1º tubo com frutose: Sem cor, Gelatinosa com halo lilás no tom de púrpura.

2° tubo com Galactose: Sem cor, Gelatinosa com halo roxo.

3 ° tubo com Amido: Sem cor, Gelatinosa com halo mais forte que o 2°.

4° tubo com Glicose: Cor gelo, Gelatinosa com halo lilás.

5° tubo com Água: Cor amarelada, Gelatinosa com halo amarelado.

Resultado e Discussão:

O teste de Molisch visando identificar e caracterizar dentre as amostras testados quais eram carboidratos. O mesmo foi caracterizado pelo surgimento de um anel de coloração lilás estável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com