TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Benedict

Monografias: Teste De Benedict. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS (CESC)

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA (QUIBIO)

CURSO: QUIMICA LICENCIATURA

DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

PROFESSOR:

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS

WILAME BRITO DA SILVA

CAXIAS-MA

janeiro/2014

SUMÁRIO

Experiência 01: teste de Benedict

Introdução

Objetivo

Materiais e reagentes

Procedimentos experimentais

Resultados e Discussões

Experiência 02: hidrólise da sacarose

Introdução

Objetivo

Materiais e reagentes

Procedimentos experimentais

Resultados e Discussões

Conclusão

Referências

EXPERIÊNCIA 01: TESTE DE BENEDICT

01-INTRODUÇÃO

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)n], formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio daí o nome “carboidrato”, ou “hidratos de carbono” e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas fonte de energia, reserva de energia, estrutural, matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.

Os de constituição mais simples são denominados monossacarídeos. Podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono, havendo uma proporção definida entre os átomos envolvidos, onde para cada átomo de carbono há dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.

Dissacarídeos são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.

Polissacarídeos são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.

02-OBJETIVO

Conhecer e identificar alguns açúcares redutores.

03-MATERIAIS E REAGENTES

Tubo de ensaio;

Becker;

Pipeta graduada;

Bico de Bunsen;

Tela de amianto;

Água destilada;

1 ml de glicose;

1 ml de sacarose;

1 ml de frutose

Cronômetro;

04-PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Enumeraram-se quatro tubos de ensaio e adicionou-se 3 ml de reativo de Benedict em cada um. Colocou-se água em um Becker e levou-se ao bico de Bunsen para o aquecimento, logo após levaram-se todos os tubos ao banho-maria fervente por 2 minutos, retirou-se os tubos e observaram-se os resultados.

Ao tubo 1 adicionou-se 0,56 ml de solução de glicose 1%, agitou e recolocou em banho-maria. No tubo 2 juntou-se 0,5 ml de solução de sacarose 1%, agitou e levou ao banho-maria. Ao tubo 3 juntou-se 0,5 ml de solução de frutose agitou e levou ao banho-maria. Juntamente ao tubo 4 adicionou-se 0,5 ml de água destilada agitou e levou ao banho Maria. Após 3 minutos retiraram-se os tubos do aquecimento, observou-se e anotaram-se os resultados.

05-RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após todos os testes feitos corretamente e obedecendo todos os tempos e as quantidades necessárias para a realização da experiência, pode-se observar que no momento do aquecimento das soluções em banho-maria, logo após aproximadamente 1 minuto, começou uma mudança na cor das soluções contidas nos tubos 1 e 3, variando de uma cor entre verde e vermelho tijolo, isso acontecer porque a glicose e a frutose são carboidratos redutores, no tubo 2 não houve mudança de cor isso indica que a sacarose não é um carboidrato redutor. Tal fato pode ser explicado porque, os carboidratos redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre, esse existente no reativo de Benedict. Os íons cúpricos (Cu2+) são reduzidos pela carbonila livre dos carboidratos a íon cuproso (+), formando o óxido cuproso (Cu2O), que tem cor vermelho tijolo. A glicose é oxidada a ácido glicônico, reduzindo íons cúpricos a íons cuproso. A sacarose não sofre oxidação porque possue os dois carbonos enométricos envolvidos na ligação glicosídica. A solução com a água destilada é somente para efeito de controle, para uma comparação com os outros tubos.

06-EXPERIMENTO 02: HIDRÓLISE DA SACAROSE

07-INTRODUÇÃO

A sacarose é formada pela união entre uma molécula de αD glicose e βD frutose em ligação glicosídica1, 2 ( o que explica sua capacidade de açúcar não redutor). O processo de hidrólise da sacarose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com