TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação de Arte e Poder

Por:   •  19/3/2019  •  Dissertação  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

        Analisando um pouco a história da arte, podemos dizer que sua produção esteve, de certa maneira, sempre ligada ao poder. Na história da humanidade, esses poderes (econômico, político, religioso) sempre usaram com muito apreço as expressões artísticas  como elemento fundamental de sua afirmação, isso desde a antiguidade e idade média, a serviço dos governos e da igreja, até a idade moderna com os reis e príncipes. No mundo atual, ainda que o artista tenha mais liberdade para se expressar contra o poder - sobretudo o excesso dele -, a demanda artística é maior quando se trata de negócios. A arte como mercadoria.

        Se nós partimos do princípio de que arte é de expressão humana, é compreensível usar de sua estética para expressar ideais políticos. Toda arte já foi e continuará traduzindo tanto as situações comuns do cotidiano quanto relações de poder e dominação.

        Uma das principais armas dos militares durante a ditadura brasileira foi a propaganda política. Os militares aproveitavam os avanços econômicos e até a seleção campeã de futebol, para promover o regime com slogans nacionalistas e abafar o autolitarismo. Por outro lado, o movimento dos Tropicalistas se utilizavam da música e das artes visuais como uma forma de se expressar contra a repressão militar.

        Poder e arte são assuntos sociais. A maior relação entre arte e poder, para mim, está em como queremos nos expressar e defender nossos ideais. Seja ele bom ou ruim. Mas quem define isso?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FASQUELLE, Rodolfo Pastor. Arte e Poder na História, 2. ed. Honduras, Revista Ciencias Espaciales, vol. 9, n. 2 otoño, 2016 - p. 17-33. Universidade Nacional Autônoma de Honduras. Tegucigalpa/HON - 2016.

MEDEIROS, Alexsandro. Arte e Política (Arte Engajada). Postado em 2014 para o site Sabedoria Política. https://www.sabedoriapolitica.com.br/arte-e-politica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com