TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RousseauJean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 )

Bibliografia: RousseauJean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  Bibliografia  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Jacques Rousseau ( 1712 - 1778 )

- Rousseau nasce em Genebra ( Suíça ) em 1712. Não pertencia a aristocracia mas a uma burguesia média e por isso teve uma vida bastante modesta. Rousseau foi dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se, mais tarde, a base do chamado romantismo. Formou, com Mostequieu e os liberais ingleses, o grupo de brilhantes pensadores pais da ciência política moderna. Foi um dos filosofos da doutrina que ele mesmo chamou " materialismo dos sensatos ", ou " teísmo ", ou " religião civil ". Lançou sua filosofia não somente através de escritos filosoficos formais, mas também em romances, cartas e na sua autobiografia.

- Rousseau é o filósofo iluminista precursor do romantismo do século XIX. Foi caracteristico do iluminismo, o pensamento de que a sociedade havia pervertido o homem natural, o " selvagem nobre " que havia vivido harmoniosamente com a natureza, livre de egoísmo, cobiça, possessividade e ciúmes.

Para Rousseau essencialmente o mestre deve educar o aluno para ser um homem, usando a estrutura provida pelo desenvolvimento natural do aluno, enquanto ao mesmo tempo mantendo em mente o contexto social no qual o aluno eventualmente será um membro. Isto somente pode ser conseguido em um ambiente muito bem controlado.

Rousseau considera a liberdade um direito e um dever ao mesmo tempo. " ... todos nascem homens e livres "; a liberdade lhes pertence e renunciar a ela é renunciar a própria qualidade de homem. "O príncipio da liberdade é direito inalienável e exigência essencial da própria natureza espritual do homem".

Rousseau é claramente não hóstil a religião, mas tem sérias restrições contra pelo menos três tipos de religião. Rousseau distingue a " religião do homem " que pode ser hierarquizada ou individual, e a " religião do cidadão ".

- Principais Obras:

- Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.

- Emilio.

- O contrato social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com