TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIGNIFICADO DA ESCULTURA VÊNUS

Artigos Científicos: SIGNIFICADO DA ESCULTURA VÊNUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  3.552 Visualizações

Página 1 de 2

A arte da escultura desenvolveu-se ligada às práticas religiosas. As esculturas mais antigas foram feitas há mais de 30 mil anos, durante a Idade da Pedra Lascada. Seus escultores entalhavam olhos ou braços e pernas em objetos como ossos, chifres de animais e pedras para fazê-los parecer homens ou animais. Há poucos temas na escultura pré-histórica e todas elas parecem ter um significado mágico, suas figuras normalmente representam animais mortos por caçadores ou figuras humanas, como mulheres gordas que significam, provavelmente, mães que deram a vida e alimentaram os filhos.

A Vênus de Willendorf, uma pequena estatueta, de 9 cm, talhada em pedra edatada de + ou - 30 mil anos a.C. é a mais antiga escultura feita por mãos humanas. E é uma das evidências mais incontestáveis do culto de adoração a uma Deusa Mãe Terra. Mas não é a única, cerca de 40 mil pequenas estatuetas semelhantes foram encontradas em escavações arqueológicas na Europa, Oriente, África e América Central, e todas datadas de eras pré-históricas.

A Vênus de Milo deve esse nome ao fato de ter sido descoberta na ilha grega de Milos, em 1820. A peça, requisitada pelas autoridades turcas, acabou vendida tarde a doou ao Museu do Louvre, em Paris, onde pode ser vista atualmente.

A estátua, de cerca de dois metros de altura, foi esculpida em mármore da ilha grega de Paros. Representa Afrodite, a deusa helênica do amor e da beleza, conhecida pelos romanos como Vênus. Um braço esculpido, segurando uma maçã, foi encontrado nas imediações. Muitos estudiosos acham que pertencia à estátua. Segundo o mito, Paris, de Tróia, premiara Vênus com uma maça de ouro, identificando-a como a mulher mais bela do mundo.

Muito já debateu sobre o nome do artista e a data da escultura. Inicialmente, as autoridades do Louvre afirmaram se tratar de uma obra clássica (séculos V ou IV a.C.), talvez executada que o escultor seria Alexandros de Antíoquia, de Meandro, colônia que seria descoberta mais tarde. Embora as autoridades do museu tenham acabado por concordar que a peça é mesmo helenística, ela continua sendo exibida como obra de artista anônimo.

A Vênus de Milo tem sido admirada pelo mundo todo desde sua descoberta. O escritor irlandês Oscar Wilde conta a história de um homem que encomendou uma cópia em gesso da estátua e depois processou a companhia responsável pela estrada de ferro pelo fato de a obra ter chegado de Paris sem os braços. O que mais surpreendeu Oscar Wilde foi que o homem ganhou a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com