TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semana De 22

Exames: Semana De 22. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Anita Malfatti foi uma grande artista plástica brasileira que nasceu em dezembro de 1889 na cidade de São Paulo, onde acabou falecendo no ano de 1964. Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos. Na Alemanha entrou em contato e foi influenciada pelo expressionismo e já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista, que mais tarde trouxe para o Brasil.

Na sua concepção o feio fazia parte da realidade e isso era retratado em sua arte, exemplos são os personagens marginalizados dos centros urbanos. A perturbação de algumas figuras, as fortes cores e formas geram quebra de padrões, causando reações imediatas. Surgiram muitas críticas agressivas, assim como a de Monteiro Lobato. Mas por outro lado, teve o apoio de artistas, escritores e poetas, que por fim, resultou na semana da Arte Moderna de 1922, junto a mudança de rumos das artes plásticas brasileiras. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, junto a Mario de Andrade, que afirma que foram seus quadros os primeiros influentes ao movimento, com expressão de revolta e coletividade em luta pela modernização.

Apesar do apoio de artistas ao redor de Anita Malfatti, as críticas continuaram a prevalecer em sua carreira, e suas obras nunca mais foram as mesmas.

Monteiro Lobato publicou um artigo chamado ‘’Paranóia ou mistificação?’’ criticando cruelmente a exposição de Anita Malfatti. No artigo constava que "esta espécie de artista vê a natureza anormalmente, com atitudes estéticas extravagantes demais e influenciadas por outros artistas", disse o escritor. Deixa claro seu preconceito contra tudo aquilo que ameaçasse o naturalismo e critica não só a exposição como também os ‘’ismos’’ da moda (cubismo, futurismo, impressionismo) que segundo ele, eram produtos decadentes. No texto ele chega a comparar as telas de Anita com aquela feitas por loucos em manicômios.

Seu artigo foi o precursor da semana de 1922 (ano do centenário da Independência brasileira), pois com ele surgiu um ótimo momento para juntar a força de diferentes artistas em uma conferência mostrando essa nova estética.

Lasar Segall - Foi um pintor nascido na Lituânia que em 1913 fez uma exposição de suas pinturas no Brasil. Esse acontecimento se tornou um dos precursores da arte moderna no país

Anita Malffati - Expos suas obras em 1917 e recebeu críticas do escritor Monteiro Lobato pois sua obra nao expressava a realidade. Com isso, muitos artistas se uniram a pintora em busca de uma nova arte livre de regras. Mais tarde, mostrou 22 de suas obras na Semana de Arte Moderna.

Di Cavalcanti - Depois das exposições de Segall e Malffati, começou a desenvolver a idéia de uma mostra coletiva com o que havia de atualizado na época. Segundo alguns altores foi o idealizador do projeto e criou as suas partes promocionais

Vicente do Rego Monteiro - Foi um pintor que participou da Semana de Arte de 22 expondo obras com temas nacionais. Trabalha com formas geométricas dando sensação de volume.

Vítor Brecheret - Escultor com obras que fugiam da realidade e ganhavam expressão por meio de linhas simples. Expos 20 esculturas no Teatro Municipal. "Monumento ás Bandeiras"

Mário de Andrade - Foi um escritor, que ajudou na organização do evento e apresentou o esboço do seu ensaio, "A escrava que não é Isaura".

Oswald de Andrade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com