TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Cores

Ensaios: Seminário Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

No texto ‘A cor na arte’ de John Gage há uma passagem que reflete sobre como a cor e a iluminação se tornaram importantes para a representação de uma paisagem, se tornando no teatro a base de um novo e eficiente meio de comunicação. Foi no teatro que ocorreu a fusão de cor e luz para suprir a necessidade de impressionar o público a uma distância física razoável.

Percebe-se como essa relação entre a representação de algo pela cor e a iluminação foi evoluindo ao longo dos anos, juntamente com o teatro e a música, que hoje, poderíamos dizer, seria o clipe musical, um hibrido entre os dois e que faz uso desses recurso.

A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público em relação ao clipe. A combinação certa pode causar efeitos desejados do diretor e do compositor da letra da música.

Iremos usar também teoria da psicologia das cores, que muitas delas são popularmente conhecidas.

Nirvana – Heart Shaped Box (Anton Corbjn)

A música foi composta após o cantor, Kurt Cobain, ganhar da sua mulher, Courtney Love, um presente dentro de uma caixa de madeira em forma de coração, o que dá o nome da canção. No entanto, a música não fala apenas desse presente, mas também sobre como era a relação dos dois, que era conhecida por ser perturbada e estranha.

O clipe foi criado baseado em sonhos que Kurt teve, o que explica a presença de imagens desconexas como um possível Jesus Cristo, com aspecto doente e pálido e com uma toca do Papai Noel; a menina vestida como membro da Ku Klux Klan, ora de branco e ora de preto (o que através dessas cores nos mostra o dualismo bem x mal); e uma mulher obesa com asas de anjo e sem pele.

As cores centrais do clipe são vermelho, laranja, amarelo e azul. Esses cores foram muita usadas em clipes nos anos 90, principalmente o amarelo. Percebe-se no vídeo também a presença de cores mais escuras e bailarinas, como o preto da roupa da menina e de uma poça d’agua e o cinza dos troncos das árvores, passando um sensação de um ambiente morto. Essa sensação de ambiente morto, sem vida, se alia ao céu vermelho, alaranjado e com uns pontos violetas também quando aparece a banda, o que remete a um lugar envenenado, doente, e podendo demonstrar até mesmo uma agonia e desespero presente na letra da música proveniente de um desabafo do cantor em relação ao seu relacionamento com sua mulher.

Na canção, feita por Cobain, ele escreve metáforas de como sua esposa e a relação entre eles não é boa e nem faz bem para ele, como nessa passagem,

“She eyes me like a pisces when I am weak I've been locked inside your heart-shaped box for weeks I've been drawn into your magnet tar pit trap I wish I could eat your cancer when you turn black”, (na qual ‘pisces’ e ‘cancer’ são os signos do cantor e Courtney respectivamente) e que foi expressada através do vermelho, laranja e violeta do ceú.

Apesar de o vermelho fazer referência ao sofrimento do compositor em relação ao seu casamento, essa mesma cor indica um amor genuíno que ele sente por Courtney e que ainda existe nele, representada pelas flores espalhadas pelo campo e pelas paredes vermelhas da caixa, que dá nome a música, de quando a banda está dentro dela.

O azul do céu faz contraste com o amarelo do chão, de forma que dá um aspecto onírico ao clipe.

Editors – Blood

O clipe traz o vermelho e o azul como cores centrais. Essas cores, que são primárias, trazem uma harmonia visual ao vídeo, devido ao jogo de luzes que foi realizado com elas e por elas representarem um mesmo sangue, como diz na letra da música, o qual possui duas variações, representado pelo vermelho o sangue arterial e pelo azul o venoso.

O vermelho que é muito presente no clipe, mais do que o azul, é representado dessa forma para que mantenha explicito o que a composição nos passa e que é sobre o próprio nome da música, ‘Sangue’. A letra fala sobre a única semelhança que existe entre duas pessoas é o sangue. No entanto, essa semelhança se contrapõe com a sobreposição de imagens de circulação sanguínea, olho, cérebro, etc. no corpo de pessoas da banda e com a representação do sangue através do vermelho, mas na forma de luz, e não das roupas, por exemplo, pois traz uma sensação de um ambiente futurístico onde as pessoas são programadas, robotizadas, com uma sistematização do corpo numa mundo de imagens e que traz um antagonismo entre sangue e computação. A iluminação também acompanha o ritmo da música.

Além desse sentido literal que o vermelho dá para a letra da música no clipe, a cor faz referência a cor de placas de ‘saída de emergência’ o que dá uma sensação de urgência e momentaneidade do que está sendo dito e do que está acontecendo.

Björk – Earth Intruders (Michel Ocelot)

A música fala sobre invasores na Terra e suas consequências. Esses invasores foram representados por guerreiros tribais da Polinésia os quais fazem uma dança bem coreografada e ritmada a qual simboliza uma invasão numa local inabitado. No clipe, o rosto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com