TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A máscara fúnebre na dança nhayu

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ISTITUTO SUPERIOR DE ARTES E CULTURA

FACULDADE DE ARTES

CURSO: ARTES VISUAIS

Cadeira: Escultura I

3º Ano

Tema: A máscara fúnebre na dança nhayu

Discente:

               Armando Francisco Zavuta                                                  

                                                                                          Docentes:

                                                                                                                    Lourenço Tsenane

                                                                                                          Sérgio Simione

Matola, Junho de 2017

Introdução

O presente trabalho esta em cerâmica em forma de escultura, como forma de responder as espectativas da propósta ou tema ʺmáscara fúnebre na dança nhayu ʺ numa percepção artística. Por meio de análise das máscaras funerárias da dança nhayu procuramos discutir algumas questões relevantes sobre a sociedade de então. Cujo estas formas artísticas variam geograficamente conforme as particularidades regionais e os seus interesses, esta crença funerária na dança nhayu mantém a tradição dos seus antepassados onde a máscara é considerada tanto como uma salvaguarda da memória social do morto, qual preserva assim a sua camada social, como seu dúplo e substitúto mágico no além.

 

Tema

Máscara fúnebre na dança nhayu na localidade de Dziwanga Distrito de Angónia 2012-2017﴿

Problema

 Qual o impacto que advém da falta de fazedores qualificados da Máscara Fúnebre na dança nhayu?

Objectivos:

Geral

Conhecer o impácto da falta de fazedores qualificados da máscara fúnebre na dança nhayu.

Específico

Discutir o impacto da falta de fazedores qualificados da máscara fúnebre na dança nhayu.

Mostrar o interesse do uso da máscara fúnebre na dança nhayu.

Definir a medida que se deve tomar em conta para que as artes sejam bem definidas.

Hipóteses

 Escultura em cerâmica

 Valorização cultural.

Justificativa

 Esta consiste numa exposição completa das razões de ordem técnica e dos motivos de ordem prática que tornam importante na realização da pesquisa, (MARCONI e LAKATOS 2003:103). A motivação da escolha deste tema consistiu numa verificação da perda ritual no seio da população na dança nhayu, visto que no tempo passado havia procedimentos que se seguia para quem estiver interessado de fazer parte do grupo nhayu, mas com a globalização tudo perdeu o seu perfil. Ainda nesta altura na comunidade a família que tivesse nascido um rapaz era uma felicidade, porque nasceu mais um continuador da dança, e a máscara era usada principalmente nas cerimónias fúnebres mas hóje em dia tudo perdeu o seu ritual.

Tendo me inspirado no expressionismo um dos movimentos das vanguardas europeias, que foi a oposição do impressionismo, o expressionismo surge no final do seculo XIX, com características que ressaltam a subjectividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de observa-lo da mesma forma que é visto. Se opõe a objectividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjectivismo da expressão.

 

  O expressionismo defendia princípios de liberdade o primado da subjectividade, o irracionalismo, o excitante, o sexual e perverso. A expressividade evidente nas obras dos artistas deste movimento, de uma forma independente, incorpora o presente trabalho. Através do meio (cerâmica) apoiada pela criatividade e imaginação, fruto da consciência artística procuro fazer uma ponte entre o conceito do título e neles encontrar a melhor forma de expressar os meus sentimentos.

CAPITULO I꞉ PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:

Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenómenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.

Do ponto de vista de seus objectivos (Gil, 1991) pode ser:

Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenómeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de colecta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (Gil, 1991), pode ser:

Pesquisa Bibliográfica:

Segundo Siena Osmar (2007, p.65) “a pesquisa bibliográfica é elaborada ou desenvolvida a partir de material já publicado, em geral livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet”.

Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

Pesquisa Experimental: quando se determina um objecto de estudo, seleccionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controlo e de observação dos efeitos que a variável produz no objecto.

Instrumentos ou Técnicas de Colecta de Dados

Como forma de satisfazer os objectivos pretendidos, no decurso da pesquisa serão usados instrumentos de colecta de dados tais como: Entrevista, Inquérito, Observação, Pesquisa bibliográfica.

Universo ou População

Universo é um conjunto definido, cujos elementos possuem determinadas características comuns.

Segundo Gil, (1999 p.99), afirma ainda que “a determinação do universo consiste em explicar que pessoas, coisas, fenómenos foram pesquisadas, enumerando as suas características comuns como por exemplo: sexo, faixa etária, organização a que pertencem, comunidade onde vivem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (686.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com