TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasmissão De Calor

Dissertações: Trasmissão De Calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Transmissão de calor é a denominação dada à passagem da energia térmica ( que durante a transferência recebe o nome de calor) de um corpo para outro ou de uma parte para outra de um mesmo corpo. Essa transmissão pode se processar de três maneiras diferentes: condução, convecção e irradiação.

2. CONDUÇÃO

É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para outro através das partículas do meio que os separa. Na condução a passagem da energia de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região mais quente, as partículas têm mais energia, vibrando com mais intensidade; com esta vibração cada partícula transmite energia para a partícula vizinha, que passa a vibrar mais intensamente; esta transmite energia para a seguinte e assim sucessivamente.

A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material e que, portanto, não ocorre no vácuo.

Verifica-se experimentalmente, que o fluxo de calor através de uma placa é proporcional à área da placa A, à diferença de temperatura entre os meios (1) e (2) que ela separa e é inversamente proporcional à espessura da placa L.

onde C é o coeficiente de condutibilidade térmica do material da placa.

Os metais são muito bons condutores de calor, logo, têm C "grande".A madeira é péssima condutora de calor, logo, tem C "pequeno".

3. CONVECÇÃO

Consideremos uma sala na qual se liga um aquecedor elétrico em sua parte inferior.O ar em torno do aquecedor se aquece, tornando-se menos denso que o restante. Com isto ele sobe e o ar frio desce, havendo uma troca de posição do ar quente que sobe e o ar frio que desce. A esse movimento de massas de fluido chamamos convecção e as correntes de ar formadas são correntes de convecção.

Portanto, convecção é um movimento de massas de fluido, trocando de posição entre si. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo ou em um sólido, isto é, convecção só ocorre nos fluidos.

Exemplos ilustrativos:

1) No verão, deve-se introduzir o ar refrigerado nas salas pela parte superior, para que, devido à sua maior densidade, ele desça, provocando a circulação de ar. No inverno, o ar quente deve ser introduzido pela parte inferior da sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com