TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre Pablo Picasso

Por:   •  23/4/2016  •  Monografia  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 7

Pablo Picasso

        Revolucionário, genial, vanguardista e visionário são características que descrevem Picasso como um dos maiores mestres na pintura. Ele foi um ativo observador da evolução da pintura, inventor do cubismo e criador do seu estilo inconfundível em pleno século XX.

        Nascido em 25 de outubro de 1881, em Málaga. Filho de um professor de arte dom José Ruiz Blasco e de María Picasso López. Picasso teve duas irmãs: Dolores e Concepción.

        A arte sempre esteve presente no seu lar, orientado pelo pai ele começou a desenhar pombas e temas sobre touros sempre com um talento incomum para sua idade. Em 1890, a família se mudou para La Coruña, onde o pai de Picasso começou a dar aulas na Escola de Belas Artes de Guarda para tentar melhorar sua situação econômica.

        Em La Coruña, o pai de Picasso não se familiarizou com o ambiente cinza e chuvoso. O pai de Picasso já tinha 50 anos e estava doente e indisposto, e já não conseguia sustentar a família. Sua esperança era que o filho se torna um grande pintor. Após um ano Pablo se matriculou na escola onde o pai dava aula e lá começou a se familiarizar com escultura clássica e gesso.

        Em 1885, sua irmã Concepción morre e toda a sua família entrou em uma tristeza profunda. Tentando se afastar de da perda, dom José aceita trabalhar na escola de Belas Artes de Barcelona. Lá, Pablo não contava que tivesse idade mínima para ingressar na escola, mesmo assim o pai insiste para escola permitir que Pablo fizesse o teste de admissão. E para surpresa de todos, seu resultado foi exemplar.

        Na Escola de Belas Artes, Pablo fez amizades com muitos estudantes da época. Seu pai era quem dirigia sua carreira e Pablo viveu os primeiros anos afastado do ambiente de Barcelona, mais interessado em concursos oficiais e uma consagração como pintor acadêmico.

        Em abril de 1896, apresentou seu primeiro quadro chamado “ A primeira comunhão ” na III Exposição de Belas-Artes e Indústrias Artísticas de Barcelona. A sua técnica teve muitos elogios e no ano seguinte a menção honrosa para seu quadro “ Ciência e Caridade “ fez seu pai envia-lo para estudar na Academia de Belas-Artes de San Fernando, na capital espanhola.

        Como em Barcelona, Pablo impressionou seus mestre em Madrid, mas decepcionou pois não seguia os principios da época, então, concentrou-se em copiar grandes mestres do Museu do Prado. Retornou a Barcelona em 1898 e dali partiu para a Horta de Sant Joan, em Tarragona convidado pelo amigo Manuel Pallarès. A ida até a Horta de Sant Joan foi marco muito importante na vida de Pablo Picasso, pois longe da pressão paterna reforçou sua independência artística e pessoal.

        Pablo voltou para Barcelona em 1899, mas seguro e desafiante. Instalou-se no ateliê de seu amigo Cardona. No tempo que passou lá conheceu grandes artistas catalães da época como Insidre Nonell, Joaquim Sunyer, Joaquim Mir, entre outros. Em contato com esses artistas, o jovem Picasso, que na época tinha apenas 18 anos, descobriu as correntes artísticas que imperavam na Europa e sobretudo Paris, que era considerada a Terra da Arte.

        No início do século XX, começou a frequentar cabarés e bordéis, agora estava completamente integrado ao ambiente de Barcelona. Nessa época expôs obras em Els Quatre Gats (Os quatro gatos – Cabaré da época onde ele frequentava), obteve menções em concursos de cartazes e desenhou em algumas revistas.

        Muito ambicioso partiu para Paris onde apresentou uma tela na Exposição Universal de 1900. Instalou-se no ateliê de Nonell na companhia de Casagemas e Pallarès em Montmartre. Picasso admirou os impressionistas e descobriu Ingres e Delacroix no Museu do Louvre e estudou a técnica de Degas, Toulouse-Lautrec, Van Gogh e Gauguin. E se interessou muito pela arte egípcia e assíria.

        Após a virada do ano retornou para Madri, e 1901 funda a revista Arte Jovem. Depois de uma exposição em Barcelona, Picasso volta a Paris onde foi prestigiado marchard dos impressionistas, a exposição foi um sucesso de vendas e de crítica. Esta era composta de temas taurinos e estampas da vida social.

        Entrando numa alta depressão, Picasso entra em seu “período azul” , onde pintou : O funeral de Casagemas, Retrato de James Sabartés, Alecrim e sua companheira, A bebedora de absinto, e seu Auto-retrato.

        De volta a Barcelona, em 1903 pintou Os pobres na praia, A celestina, O abraço, O louco e A vida.

        Em 1904, Picasso fez sua quarta e ultima viagem a Paris, lá conheceu sua companheira Fernande Oliver com quem viveu os 7 anos seguintes.

        No mesmo ano, o calor da época despertou o “período rosa” em Picasso, onde ele experimentou uma gradual transformação cromática e temática. Aos poucos a frieza do azul foi  tomado pelas cores quentes e mais alegres.

        Pintou nessa época: Mulher passando ferro, Mulher com gralha, Mulher com camisola, entre outras.  Em 1905, Picasso começa a pintar pessoas nus. Esse período foi o que ele teve melhor situação financeira.

        Em 1907, teve inicio o cubismo que é a arte de se desligar das semelhanças com a natureza, do comum, do que era natural na época. Uma de suas mais famosas pinturas foi As senhoritas de Avignon. Em 1911, conheceu Eva Gouel, e esta roubou o lugar de Fernande em seu coração. Em 1913 seu pai morre.

        Casou-se com Olga Koklova em 12 de julho de 1918, uma bailarina. Em 1927 Picasso conheceu Marie-Thérèse Walter de 17 anos, por quem se apaixonou e essa se tornou sua amante.  Por cultpa de suas crises no casamento e o desejo carnal entre 1925 e 1931, Pablo pinta figuras feminas distorcidas e de forma grotesca, ameaçadoras e obscenas. Em 1933, Fernadne escreve uma publicação sobre ele e um ano depois se separa de Olga, após isto entra em uma grande depressão. Com isso abandonou a pintura e passou a escrever poemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com