TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do trabalho de Pablo Picasso nos anos de sua expressão em cubismo analítico (1909-1911)

Projeto de pesquisa: Análise do trabalho de Pablo Picasso nos anos de sua expressão em cubismo analítico (1909-1911). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este estudo visa analisar a obra o trajeto Pablo Picasso em seus anos de expressão no cubismo analítico (1909-1911). Serão relatados os primeiros passos dePicasso como pintor, bem como seu percurso ao encontro do modernismo e sua desenvoltura no Cubismo.

Pablo Picasso (1881-1973) é considerado por muitos o maior artista do século XX. Picasso estevefrente ao desenvolvimento da arte moderna. Com seu amigo, o artista Georges Braque, ele fundou o movimento artítico revolucionário conhecido como Cubismo. Ao rejeitar formas convencionais de abordar aarte, Picasso trouxe um novo sentido de liberdade à pintura e à escultura. Ele era uma pessoa atraente e imprevisível, dedicado à arte e à descoberta de novas formas de expressão.

DESENVOLVIMENTO

Elabore um texto individual sobre a importância da arte como conhecimento e formação estética, enfatize a vida e obra do artista e curiosidades.

Considerado um dos mais famosos e versáteis artistas do mundo todo, Pablo Ruiz y Picasso nasceu em Málaga, na Espanha, em 25 de outubro de 1881 e chegou a óbito em Mougins, França, em 8 de abril de 1973, aos 91 anos. Durante toda sua vida, Picasso se dedicou a produção não só de pinturas como também de esculturas e de cerâmica, tendo, portanto, utilizado diversos tipos de materiais. Picasso era filho de um pintor e desenhista de pouco talento que algumas vezes pedia ajuda ao filho para terminar seus quadros.

Os desenhos feitos por Picasso durante sua infância, geralmente, retratavam cenas de touradas tal como o seu primeiro quadro – O Toureiro – feito aos seus oito anos, que era um óleo sobre madeira e que conservou por toda vida e carregou-o para todas as suas residências durante a vida. Durante o resto de sua infância desenvolveu seu talento, e aos catorze anos já superava as exigências de uma conceituada academia de arte. Seus trabalhos fizeram com que se tornasse um dos principais pintores de Barcelona, cidade em que morava na época, e seu quadro

A Primeira Comunhão foi, inclusive, exposto em uma conceituada exposição da cidade. A partir de 1897, alternava-se entre estadias por Madri e Barcelona, onde durante um regresso, conheceu as inovações das artes espanholas e rivalizou com os modernistas cuja arte era influenciada pela nova arte francesa e pelas vanguardas britânicas. E, em 1900, abriu ao público a sua primeira exposição. Junto com seu amigo Soler fundou em 1901, em Madri, a revista Arte Joven, que teve a primeira edição toda ilustrada pelo artista. Foi, a partir deste momento, que ele passou a assinar apenas como Picasso.

Em uma fase nomeada “azul”, que ocorreu entre 1901 e 1905, o artista retratou a solidão, o abandono e a morte, e quando se apaixonou por Fernande Oliver, iniciou a fase “rosa”, que durou até 1906, que foi marcada pelo excesso de tons de vermelho e rosa e que retratava o mundo circense. Durante o verão de 1906 iniciou-se a fase em que Picasso buscou inspiração nas artes gregas, ibérica e africana. Essa fase, conhecido como protocubismo, precedeu o cubismo. E, em 1912, ele realizou sua primeira colagem, utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com