TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens teóricas da sociologia na educação: Sociologia Max Weber

Tese: Abordagens teóricas da sociologia na educação: Sociologia Max Weber. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Enfoques teóricos da Sociologia na Educação:

Sociologia de Max Weber

Eliane Rodrigues Benicio RA:6662372987

Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

Estudiosos buscaram inspiração nas obras de Max Weber para que pudesse realizar essa nova teoria da organização.

A obra de Max Weber representa um importante contraste em relação ao pensamento e ao trabalho de Comte e Durkheim. Eles criticavam o que chamavam de profecias cientificas ou filosóficas que apontavam um progresso melhor na humanidade

Nas visões de Max Weber e também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

Podemos criticar indiretamente o próprio proposito como praticamente aceitável ou inaceitável. Com tudo Weber chegou à conclusão de que os indivíduos se tornaram especialista se espirito, isto é o homem moderno foi preso e consequentemente, sua personalidade deixou de se desenvolver.

Weber destacava que o indivíduo precisava de uma sensibilidade que fosse além da razão.

As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares.

Até que ponto você considera que o comportamento desse professores burocráticos- disciplinadores comprometeu sua formação escolar? De detalhes de como exatamente eles agiam.

Uma colocação de Weber que vale ser relatada é a de que para ele o melhor professor é aquele que se comporta como verdureiro e não apenas as que ele escolhe ou prioriza. Bem diferente portanto, do professor que se comporta como um treinador, como um líder que “vende” regras validas para conduta na vida.

Em que sentidos esses professores poderiam ter agido de maneira diferentes? De exemplos.

O professor que se comporta como um treinador escolhe sempre aquele que vai bem em suas aulas isso poderia ser diferente no caso dele não priorizar somente aquele que vai bem e sim colocar o mais forte naqueles que estão tentando dar tudo deles. Já no caso do professor que se comporta como um verdureiro está totalmente correto pois não prioriza e nem escolhe ninguém isso faz a diferença para a carreira de cada professor.

Referências Bibliográficas

Indicação do capítulo 4 do livro: A Sociologia weberiana e a Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com