TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 1

Trabalho Universitário: Caso Concreto 1. Pesquise 798.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 3

Questão discursiva: Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas. O menino selvagem de Aveyron

Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite). Não era mais o menino selvagem de quando fora encontrado, mas também, não se tornou humano. (www.forumnow.com.br).

1 - Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados?

Resposta: No caso do menino Victor, acredito que uma criança, isolada, sem nenhum conhecimento, vai acentuar suas características naturais. Agirá por instintos para suprir suas necessidades básicas e desenvolverá seu raciocínio de acordo com o ambiente em que vive. Considerando ainda, que o fato de uma criança, em fase de aprendizado, não tendo um ser semelhante para ensiná-la, aprenderá com o que ver, até mesmo com outros animais para se sair bem em sua sobrevivência. É por esse motivo que a sociedade se torna um fator de extrema importância para o ser humano, pois faz com que o indivíduo forme seus pensamentos, crenças, habilidades, características e cultura em meio à sociedade.

2- Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos – Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli - e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade.

Comparando estas personagens com o caso de Victor, seria possível ou não a eles apreenderem sozinhos os comportamentos humanos? Por quê?

Resposta: Não, porque o ser humano só e capaz de adquirir conhecimento tradicional através do meio social em que ele vive. Acredito que não passa de mito, pois o comportamento do ser humano não é natural, e sim cultural e até ideológico, o mesmo sendo inserido desde a infância. A consciência da nudez, o uso de talheres, copos, a linguagem, a alfabetização, por exemplo, não são instintos naturais do ser-humano e sim doutrinas impostas desde os primeiros dias de vida do indivíduo, por isso não creio que um homem isolado possa aprender sozinho, quando grande parte não há probabilidade de aprender nem sendo ensinado.

Questão de múltipla escolha:

As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.

A) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com