TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando O Cenário Econômico Das Duas Reportagens, Descreva Como As Variáveis Macroeconômicas Interferem Nas Atividades Empresariais. Cite E Explique Ao Menos Três Variáveis. Por Exemplo: Inflação, Juros, câmbio, Crescimento Econômico, Empr

Casos: Considerando O Cenário Econômico Das Duas Reportagens, Descreva Como As Variáveis Macroeconômicas Interferem Nas Atividades Empresariais. Cite E Explique Ao Menos Três Variáveis. Por Exemplo: Inflação, Juros, câmbio, Crescimento Econômico, Empr. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 8

1 – INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é aprimorar o conhecimento obtido no decorrer do 1º semestre, com base nas reportagens cedidas pela universidade. Esta produção textual tem como objetivo analisar o contexto das reportagens dentro dos tópicos anexados nas orientações para elaboração do mesmo. Dentro deste objetivo pretende-se, compreender o entendimento sobre a importância das funções administrativas, variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas, gestão social interna, gestão social externa e gestão social cidadã.

Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.

Uma empresa é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua missão. As pessoas que compõem essa organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade.

Portanto, neste trabalho identificará um tema muito importante, que é o contexto empresarial.

2 – DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas conforme Maximiano (2004), definem a Administração a partir de objetivos, decisões e recursos, ou seja, administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle. As decisões resumem os Princípios de Administração.

Função Administrativa é verificar a situação estática e dinâmica do Patrimônio. A situação estática verifica-se num determinado momento (balanço). A Situação dinâmica verifica as mutações qualitativas e quantitativas do Patrimônio.

Ambos os casos estão ligados à produção de bens e serviços que envolve o planejamento, organização, direção e controle das organizações para que as mesmas tenham condições para atingir o objetivo desejado.

Assim são apresentadas abaixo algumas das principais funções administrativas: (MASIERO, 1996):

a) Planejamento – determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos; (SILVA, 2002).

b) Organização – processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos; (SILVA, 2002).

c) Direção – influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas; (SILVA, 2002).

d) Controle – função que se encarrega de comparar o desempenho atual; com os padrões predeterminados, isto é, como planejado. (SILVA, 2002).

Na realidade podemos perceber que a maioria dos empreendedores nasce com certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos; a capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. (DORNELAS, 2005).

A Teoria da Administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. A Teoria da Administração (T.A.) trata do estudo da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular, sendo uma teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente. Ela começou como uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação e foi aos poucos expandindo e ampliando o seu objeto de estudo (CHIAVENATO, 1999).

O teórico que primeiramente caracterizou estas funções administrativas foi o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que tinha como preocupação básica da Administração, metodizar o trabalho do operário, visando melhorar a eficiência do processo produtivo. Segundo essa fase, “administrar é estabelecer e prescrever a maneira pela qual as pessoas devem executar o seu

trabalho cotidiano” (DRUCKER, 2002).

Para Taylor, a ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica, feita ao nível do operário e não ao nível da empresa tomada como uma totalidade. É uma abordagem mecanicista por envolver um conjunto de fatores (estudo de tempos e movimentos, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga, estabelecimento de padrões de produção etc.), como se cada um deles determinasse um máximo de eficiência, tal como dentes de uma grande engrenagem (CHIAVENATO, 1999).

No decorrer do tempo foram sendo apresentadas as teorias com ênfase nas estruturas organizacionais, pessoas, tecnologia e no ambiente. Na realidade, cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. E nesse aspecto, todas elas foram bem sucedidas ao apresentaram soluções específicas para tais problemas.

Nos dias de hoje, todas as teorias administrativas são aplicáveis às diversas situações, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um conjunto de alternativas interessantes para cada situação, assim como deve conhecer conceitos contábeis.

Sendo a contabilidade o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, ela sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

Para os três autores pesquisados sobre o patrimônio, nota-se que os mesmos possuem visões quase iguais sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com