TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando O Cenário Econômico Das Duas Reportagens, Descreva Como As Variáveis Macroeconômicas Interferem Nas Atividades Empresariais. Cite E Explique Ao Menos Três Variáveis. Por Exemplo: Inflação, Juros, câmbio, Crescimento Econômico, Empr

Por:   •  16/6/2013  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 8

1 – INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é aprimorar o conhecimento obtido no decorrer do 1º semestre, com base nas reportagens cedidas pela universidade. Esta produção textual tem como objetivo analisar o contexto das reportagens dentro dos tópicos anexados nas orientações para elaboração do mesmo. Dentro deste objetivo pretende-se, compreender o entendimento sobre a importância das funções administrativas, variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas, gestão social interna, gestão social externa e gestão social cidadã.

Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.

Uma empresa é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua missão. As pessoas que compõem essa organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade.

Portanto, neste trabalho identificará um tema muito importante, que é o contexto empresarial.

2 – DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas conforme Maximiano (2004), definem a Administração a partir de objetivos, decisões e recursos, ou seja, administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle. As decisões resumem os Princípios de Administração.

Função Administrativa é verificar a situação estática e dinâmica do Patrimônio. A situação estática verifica-se num determinado momento (balanço). A Situação dinâmica verifica as mutações qualitativas e quantitativas do Patrimônio.

Ambos os casos estão ligados à produção de bens e serviços que envolve o planejamento, organização, direção e controle das organizações para que as mesmas tenham condições para atingir o objetivo desejado.

Assim são apresentadas abaixo algumas das principais funções administrativas: (MASIERO, 1996):

a) Planejamento – determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro, decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance daqueles objetivos; (SILVA, 2002).

b) Organização – processo de designação de tarefas, de agrupamento de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos; (SILVA, 2002).

c) Direção – influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão daquelas pessoas; (SILVA, 2002).

d) Controle – função que se encarrega de comparar o desempenho atual; com os padrões predeterminados, isto é, como planejado. (SILVA, 2002).

Na realidade podemos perceber que a maioria dos empreendedores nasce com certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos; a capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. (DORNELAS, 2005).

A Teoria da Administração é, em certos aspectos, uma decorrência daquilo que ocorre nas empresas, um meio de operacionalizar conceitos e ideologias a respeito das empresas. A Teoria da Administração (T.A.) trata do estudo da administração dessas organizações em geral e das empresas em particular, sendo uma teoria em crescente expansão e gradativamente abrangente. Ela começou como uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e voltada exclusivamente para os problemas mais concretos e imediatos do ponto de vista de sua aplicação e foi aos poucos expandindo e ampliando o seu objeto de estudo (CHIAVENATO, 1999).

O teórico que primeiramente caracterizou estas funções administrativas foi o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que tinha como preocupação básica da Administração, metodizar o trabalho do operário, visando melhorar a eficiência do processo produtivo. Segundo essa fase, “administrar é estabelecer e prescrever a maneira pela qual as pessoas devem executar o seu

trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com