TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho, Consumo E Sociedade

Por:   •  25/2/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2 – Passo 01

Trabalho, consumo e sociedade.

Apesar de terem significados diferentes estes três temas estão diretamente interligados, pois a sociedade nos impõe que para obtermos o consumo necessitamos do rendimento do nosso trabalho.

Estratificando trabalho seria o modo como o ser humano cria ou transforma as condições em que vivi, transformando a natureza para obter proveito e sustento para a humanidade, estabelecendo relações sociais no cotidiano.

O consumo é fruição de bens e serviços pelos indivíduos, empresas ou governos, constitui-se na fase final do processo produtivo, nos dias atuais o consumo esta cada vez mais acelerado por conseqüência acelera também os seus processos de produção fazendo qualquer produto se tornar substituído rapidamente.

A sociedade em forma sucinta seria como um sistema de interações humanas de pessoas com a mesma cultura, todavia a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.

No filme a Classe Operária vai ao Paraíso temos um forte exemplo destes três conceitos, Lulu um operário que se destacava por sua alta produtividade agradava aos seus superiores, porém era odiado por seus colegas de trabalho, ou seja, sua interação social com os colegas de trabalho não era muito agradável eles o viam como parte de um grupo social diferente, pois não lutava ao lado deles e sim ao lado dos donos da empresa, sua visão de mundo só se alterou após sofrer um acidente de trabalho quando percebeu que deveria lutar pelos seus direitos e os direitos de seus colegas de trabalho.

Isso nos mostra que a sociedade nos impõe até a forma que devemos agir no campo profissional, pois na mente de Lulu somente o trabalho e quanto se ganhava com ele eram importantes e o fruto desse trabalho é revertido para o consumo dos bens necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com