TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia MInas Gerais E Rio Grande Do Sul

Por:   •  10/11/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

MINAS GERAIS

SOCIAL

Minas têm uma grande diferença socioeconômica, o sul de minas é o mais industrializado e desenvolvido economicamente e apresenta bons indicadores sociais. Por sua vez a porção norte, sofre com sua seca e ausência das políticas publicas, sendo uma das áreas mais pobres do estado.

Os mineiros são conhecidos pela sua hospitalidade, por suas comidas típicas como o franguinho com quiabo, têm os costumes de dizer que tudo “fica logo ali”, e tem a fama de serem sempre pontual, poissaem duas horas antes do compromisso para não perderem o “trem”, a palavra “uai” tem mais 1001 significados.

São muitos religiosos vão a missa todos os domingos, as mulheres tem o costume de aprenderem a cozinhar muito cedo, pois a raiz cultural do estado é a culinária.

São muitos conhecidos por serem sossegados, mas isso não é bem assim, eles dão um boi para não entrar numa briga, mas dão um boiada para não sair dela.

CULTURAL

Com a miscigenação entre os povos indigenas, africanos e português, ocorrida em Minas Gerais, as características da cultura teve grande influência em artes, culinária e folclore.

Possui um dos mais importantes acervos artísticos do Brasil colonial, com destaque para as cidades de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João Del Rei.

Teve como um dos nomes mais importantes, o arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

É um dos estados com maior número de museus do país

Se destacou na cultura nacional através da formação de diferentes grupos teatrais, de dança e de teatro de bonecos, sendo os mais conhecidos Grupo Corpo, Grupo Galpão e Grupo Giramundo.

Já na época do ouro, a literatura teve destaque com os poetas Tomás Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manoel Costa, e modernamente com os escritores famosos como Autran Dourado, Fernando Sabino,João Guimarães Rosa, Carlos Drumond de Andrade, entre outros.

Desde o século XVIII se destaca na tradição musical, com a obra Lobo de Mesquita, já no na metade do século XX , se destacou com o samba, chorinho e marchinhas com os compositores Ary Barroso, Ataulfo Alves e Rômulo Pais. Nos anos 70 as maiores influências foram a bossa nova e também Clara Nunes se destaca como intérprete principlamente no samba e Nelson Ned se torna o maior vendedor de discos nos Estados Unidos. Em 1980 a banda heavy metal Sepultura tornou-se a ser a primeira banda brasileira a fazer sucesso no exterior. Em 1990 surgiram diversas bandas de pop rock como Skank.

No cinema, se destacam nomes como Humberto Mauro, João Carriço, Grande Otelo, entre outros. Em 2009 o ator Selton Mello foi premiado com o prêmio Bravo de Cultura.

O artesanato é presença marcante em diversas regiões de Minas Gerias, com produção baseada em pedra-sabão, cerâmica, madeira e fibras vegetais.

O artesanato está presente em diversas regiões de Minas Gerais, com produção baseada em pedra-sabão, cerâmica, madeira e fibras vegetais.

A cozinha mineira tem a carne de porco como um dos ingredientes mais presentes na preparação dos pratos, sendo famosos o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão a pururuca. Também são famosos a vaca atolada, o feijão tropeiro com torresmo, linguiça, couve, frango ao molho pardo, amgú de fubá e frango com quiabo ensopado e arroz com pequi. Já os doces mineiros, são os mais apreciados, o doce de leite e goiabada. O pão de queijo é uma referência da cozinha mineira.

Nos esportes, o estado tem o segundo maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). Tendo como as equipes de âmbito nacional o Cruzeiro, Atlético, América e Villa Nova Atlético Clube.

RELIGIÃO

Conforme pesquisa feita no Wikipédia, em Minas 78,70% das pessoas são católicas, e a maioria ainda seguem rigorosamente a religião, no interior principalmente, eles ainda fazem festa de comemoração de todos os santos.

Ainda seguem o casamento na igreja a risca, se você casou com uma pessoa e mesmo que vive em pé de guerra com essa pessoa não pode se separar tem que manter o casamento a todo custo. Se a pessoa fica viúva e quer se casar de novo, ela tem que seguir todos os padrões casamento no cartório e na igreja novamente. Tudo tem que ser seguido conforme os mandamentos de Deus (da igreja).

A população evangélica nos últimos 10 anos vem aumentando gradativamente, mais a religião predominante continua sendo o Catolicismo.

IDIOMA

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com