TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DEMOGRÁFICO DOS CASOS NOVOS DE HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO

Seminário: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DEMOGRÁFICO DOS CASOS NOVOS DE HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Seminário  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 2

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DEMOGRÁFICO DOS CASOS NOVOS DE HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2006 A 2010.

SILVA, Dieny Aparecida da¹; NEGRÃO, Maria de Lourdes Barbosa², NOVAIS, Silvana Albino da Silva Santos³. Universidade José do Rosário Vellano, 2012.

(1) Acadêmicos do oitavo período do Curso de Enfermagem, UNIFENAS, Alfenas.

(2) Orientador Professor Especialista do Curso de Enfermagem, UNIFENAS, Alfenas.

(3) Coorientador Professor Especialista do Curso de Enfermagem, UNIFENAS, Alfenas

A hanseníase representa ainda um grave problema de saúde pública no Brasil e o controle continua sendo uma meta desafiante. Além de ser uma doença com agravantes inerentes às doenças de origem socioeconômicas e culturais, é também marcada pela repercussão psicológica gerada por estigmas e preconceitos. Segundo Organização Mundial da Saúde (2010), a hanseníase é uma doença que se manifesta como uma patologia infecciosa, crônica, granulomatosa e de evolução lenta, causada pelo Mycobacterium leprae, conhecido como Bacilo de Hansen (BH), bactéria intracelular obrigatória que compromete principalmente, a pele e nervos periféricos. Esse tropismo neural é responsável pelo potencial incapacitante da doença, que, sem intervenção gera deformidades e incapacidades nos olhos, mãos e nos pés. O referente estudo tem como objetivo descrever e identificar o perfil epidemiológico e demográfico dos casos novos de hanseníase segundo gênero, faixa etária, escolaridade, classificação clínica, classificação operacional, grau de incapacidade no diagnóstico, índice baciloscópico e número de contatos examinados no Município de Alfenas. A motivação para realização desse estudo surgiu através de minha vivência enquanto estagiária no Ambulatório de Referência Secundária em Hanseníase levando em consideração ao papel que Alfenas representa na história da hanseníase, seja pelo decrescente número de casos, pela competente equipe de saúde ou pela patologia em si. Portanto torna-se importante a realização do presente estudo para conhecer o perfil epidemiológico e demográfico para planejar ações preventivas no município de Alfenas. Será realizado um estudo transversal, descritivo e de natureza quantitativa, os dados serão coletados na Vigilância Epidemiológica do Município de Alfenas através das fichas do SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), a população de estudo será constituída de casos novos de hanseníase diagnosticados no período de 2006 a 2010, residentes no município de Alfenas. Após a coleta dos dados, este serão tabulados e analisados através de estatística descritiva. Os resultados serão apresentados em gráficos e tabelas e discutidos á luz da literatura específica. Ao final da pesquisa pretende-se obter informações pontuais visando estabelecer e valorizar medidas de controle da cadeia epidemiológica da doença e encontrar resultados que possam contribuir na definição do perfil epidemiológico da Hanseníase no município de Alfenas podendo subsidiar ações de enfrentamento desse agravo no âmbito municipal bem como formulação de estratégias em Saúde Pública para o controle da Hanseníase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com