TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Julgar E Observar Os Homens

Casos: A Arte De Julgar E Observar Os Homens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 5

A ARTE DE OBSERVAR E JULGAR OS HOMENS S e FILME DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA.

Breve introdução : o nosso trabalho foi baseado na indicação do filme doze homens e uma sentença e do texto de Rousseau sobre a arte de observar e julgar os homens .

O principal ponto de discussão do nosso trabalho é sobre quais critérios devemos usar na nossa forma de julgar o outro , sendo assim coerentes com ele .

1.Primeiro falaremos sobre o texto :

O texto envolve nos no processo de conhecer e julgar outras pessoas , isto é feito através da analise de algumas figuras de observadores do projeto de Rousseau .

Através do exame das figuras de alguns juízes mais ou menos bem sucedidos em seu esforço de julgar e conhecer os homens ,entendo assim o porque do seu sucesso ou do seu fracasso .

#O personagem Rousseau :

Descobrir a verdade sobre a natureza humana , implica em retomar contato com a dimensão mais intima do ser humano . O problema do conhecimento do homem para Rousseau delimita-se , por três pontos : de inicio , o de conhecer a natureza humana , o homem em geral . Mas isso pede a volta sobre si mesmo , a leitura atenta do seu próprio coração , o que inclui debruçar-se sobre as memórias , a infância , a juventude . O terceiro ponto , é o conhecimento dos outros que não eu mesmo .

Mas o problema está em como fazer o outro ver a mim como eu me vejo ,como transmitir o conhecimento tão evidente que tenho de mim mesmo ? Desde de o início o problema fundamental de Rousseau é a comunicação .

O conhecimento de si e do outro não se trata apenas de representar a si ou a outro corretamente , mas avaliar justamente o seu valor . Rousseau é particularmente sensível a isto , segundo a sua interpretação , de que falsos juízos de que se julga o objeto o que está em jogo não são seus atos , mas, sim sua pessoa .

O preconceito é erro próprio do público tão ligeiro , sempre disposto a ver o que ele que ver , sempre passível e maleável .

#Émile

Emile começa a sentir-se seu ser moral , mas o problema que se opõem a ele , é o de estudar-se em suas relações com os homens . Segundo ele o homem é naturalmente bom , deve o julgar seu próximo a partir de si mesmo . Emile sabe que o homem é naturalmente bom , mas vê que a sociedade deprava e perverte o homem , é nela que ele encontra a fonte de seus preconceitos .

Rousseau propõem em transformar Emile em um espectador , para conhecer os homens é preciso vê-lo agir ,é na ação que o homens se descobrem .

O problema de ir além da aparência , ultrapassando a linha do exterior e interior chega-se a motivos e intenções , assim é possível determinar seu verdadeiro caráter . Mas o problema , era considerar Emile exclusivamente espectador , sem que ele pudesse sentir a ação dos homens , sem se aproximar dos detalhes .

#Saint-Preux

Diferente de Emile , Saint-preux não é um noviço na arte de observar os homens . Mas quando chega em Paris , experimenta os efeitos mais perniciosos , da desiguldade , um efeito que atinge as relações entre os homens , e a partir daí , afeta a própria integridade dos indivíduos : a dissimulação . Ele experimenta a pura exterioridade , os indivíduos que observar não parecem homens , as vezes se confundem com suas vestes . Para ele a marca que distinguia um individuo de outro não era o seu caráter , mas a que grupo pertencia ( Não é necessário conhecer o caráter das pessoas , mas somente seus interreses , para que assim adivinhe mais ou menos o que dirão de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com