TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação Brasileira de Normas Técnicas

Projeto de pesquisa: A Associação Brasileira de Normas Técnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), a Acessibilidade é definida como"a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45,6 milhões de brasileiros declaram ter algum tipo de deficiência, sendo que 2,5 milhões deles têm entre 4 e 17 anos, ou seja, estão em período escolar e encontram barreiras para estudar.

Não é diferente no nosso Instituto, os deficientes encontram muitas barreiras para participar das atividades e Nosso trabalho é mostrar uma solução para os problemas de acessibilidade às quadras externas do Campus.

PROBLEMAS ENCONTRADOS

Para vermos quais eram os problemas, fizemos a rota que um cadeirante teria que seguir até chegar nas quadras externas e percebemos que a acessibilidade é muito precária, quando não é possível chegar desde a portaria até às quadras sem o auxílio de alguém e tendo que andar na rua, já que a calçada possui muitos buracos e é muito estreito.

Esses pontos em vermelho são as entradas para as quadras e em verde é o caminho a ser percorrido pelo deficiente.

Já na entrada é possível perceber que a acessibilidade não está presente, não possui rampas nem piso tátil para facilitar o acesso ao Campus.

Essa é a entrada para a quadra de vôlei e é um descaso com qualquer deficiente, já que possui um vão entre a calçada e o piso da quadra. Uma opção seria uma rampa ligando essas duas partes.

Essa é a entrada para a quadra de basquete, que está sendo reformada, e que pelo visto não vai aderir às normas de acessibilidade nas escolas. Mesmo problema encontrado na quadra de vôlei acima.

Por incrível que pareça, o nível da quadra é o mesmo que o da calçada e é possível a entrada dos deficientes. Seria bom se tivesse o piso tátil para a locomoção dos deficientes visuais.

O caminho a ser percorrido até a quadra de ginástica é também um descaso com os deficientes da nossa instituição. Ao andar com a cadeira de roda até à sala, caímos em vários buracos, degraus e dificuldades para chegar ao local desejado.

Essa é a entrada do ginasinho e é IMPOSSÍVEL chegar até lá porque a cadeira de rodas não passa no espaço entre o poste de iluminação e a parede do Ginasio. Além dos degraus e a vegetação para ajudar na dificuldade ao acesso.

Essa é a entrada para o vestiário, onde é muito estreita e possui degraus o que impossibilita a mobilidade dos deficientes. A segunda foto é uma parte do caminho a ser percorrido até o vestiário e é um perigo porque escorrega, é estreito e possui buracos, além da probabilidade da cadeira ficar presa nessas fendas de ferro do chão.

MEDIDAS

• Rampas para facilitar o acesso;

• Alargamento das calçadas

• Piso tátil dentro da instituição é obrigatório e essencial. Encaminhe o deficiente visual à todas as áreas que possuam pisto tátil para uma familiarização. Isso é regra, não é favor!

• Inscrições em braille em todos os ambientes, na lateral das portas e, tanto quanto possível, inscrições ampliadas e com contraste.

EXEMPLO DE ACESSIBILIDADE

O estádio Fonte Nova, em Salvador, é um exemplo em acessibilidade. A Copa do Mundo que será realizada no próximo ano (2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com