TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCEPÇÃO DE MÉTODO CIENTÍFICO PARA MARIO BUNGE

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 5

LARA CAROOLINE DOS SANTOS SILVA- INTRODUÇÃO A METODOLOGIA CIENTIFICA

A concepção de método científico para Mario Bunge

RESUMO

O método cientifico junta as normas que devem ser seguidas a rigor para produção de um conhecimento que tenha caráter comprobatório e de pesquisa. Onde já se ve opiniões divergentes entre os filósofos, o artigo é dividido em quatro partes sendo que, na primeira, apresentam a visão de ciência sustentada por Bunge, pois ela exerce uma influência direta sobre o método científico. Em seguida, o modelo metodológico de Bunge caracterizado por ele como “estratégia geral”. E  Na sequência, investigam como o aspecto metodológico é determinante para a demarcação da ciência, das pseudociências, assim como é visto por bunge a ciência ocupa um lugar de honra no mundo acadêmico visto que ela esta presente em toda sua estrutura interna. A visão de ciência não é tudo aquilo que difere de senso comum o próprio termo ciência pode ser mal interpretado e levado a um entendimento distorcido, ele cita tipos de ciência que diferem a relação de uma com a outra. Bunge afirma que em todas as áreas da ciência começa com o estabelecimento de fatos, ou seja, ela demarca previamente quais serão seus objetos de estudos. A partir dessa demarcação, são selecionadas as técnicas específicas que prometem oferecer os melhores resultados. Vê se que a ciência tenta descrever os fatos como eles realmente são, mas na pratica cientifica isto é um pouco distorcido como o exemplo citado interferir no comportamento do átomo, ninguém consegue ter acesso ao objeto de estudo como ele é de fato, somente terá acesso as modificações já realizadas. Ao analisar ciência e pseudociência nota se que enquanto a ciência admite que seu campo de investigação encontra-se cheio de lacunas, precisando constantemente retomar e revisar seus fundamentos para resolver novos problemas, a pseudociência apresenta-se como um campo harmônico e meio ‘’torto’’, descartando todo tipo de exceção que possa contrariar a tese principal. Enquanto que a ciência está aberta à crítica dos investigadores de diversas comunidades a pseudociência, geralmente, se recusa ao debate, refugiando-se em um discurso autoritário e, muitas vezes, distante de dados empíricos.

RESENHA

A concepção de método científico para Mario Bunge

A reflexão sobre as varias linhas de pensamento do filosofo Mario Bunge divergem pontos a respeito da visão do método cientifico, o autor nos mostra que existe um método geral usado para todas as áreas ciências, o método cientifico é realmente o principal meio para a ciência? Para Bunge sem duvidas principalmente quando se trata de separa a ciência da pseudociência usando a parapsicologia para explicar a pseudociência onde ela apresenta ambiguidades e ao mesmo tempo não traz informações precisas que podem ser testadas, são problemáticas segundo Bunge. A tática do método cientifico não é algo que se atira no escuro, nem tão pouco ‘’achismo’’ necessita de precisão, verdades, e estudo cientifico. Mas nem todas atividades cientificas são orientadas pelas regras determinadas, o autor também enfatiza que o conjunto de técnicas que compõe o método não pode ser considerado inalterável que ira levar as pessoas a verdade, julgando a opinião do autor ‘’ onde não há método científico não há ciência?

RESUMO

REALISM AND ANTIREALISM IN SOCIAL SCIENCE

Em tempos passados os cientistas sociais acreditavam que a realidade do mundo visto era a certa, consequentemente foram ignorados e considerados filósofos inconsequentes, após toda discussão. As mudanças começaram em na década de 60 onde o anti-realismo na empolgação da comunidade de estudos sociais com origens divergentes uma parte filosófica e outra politica o que foi de ato regressivo em vez de superar a limitação do positivismo denunciou a preocupação. Nesse artigo foi analisado os principais tipos de realismo (ou objetivismo) e subjetivismo, por definição se a relato de um fato (ou grupo de fatos) é objetivo. Se e somente se (a) não faz referência ao observador e (b) é razoavelmente verdadeiro (ou fiel a uma aproximação suficiente) caso contrário, é subjetivo. A condição (a) é necessária porque alguém pode verdadeiramente descrever a sua própria reação (por exemplo, sentimento) a um fato: isso, embora verdadeiro, seria uma estimativa subjetiva da situação. E a condição (b) é necessária porque pode dar um relato não subjetivo, mas totalmente imaginário. O subjetivismo é a doutrina que não aceita a existência de valores universais e absolutos. É uma explicação fácil das diferenças de opinião e poupa a pessoa dificuldade de colocar as próprias crenças à prova. em sentido genérico o termo “Realismo” é usado para indicar a “Realidade Sensível”; isto é, aquela que pode ser captada pelos Sentidos (visão, paladar, olfato, tato, audição), já na filosofia é a concepção de que existe outra “Realidade (outra dimensão, para os mais místicos)” além dessa que se vive no cotidiano. o realismo não é apenas mais uma fantasia filosófica: é inerente à ciência e tecnologia factuais. E também ao primeiro porque o objetivo declarado da pesquisa científica é representar a realidade, por último porque o trabalho do tecnólogo é projetar ou redesenhar artefatos realizáveis (coisas ou processos) ou políticas viáveis capazes de alterando o ambiente natural ou social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com