TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Mario Covas

Monografias: Relatorio Mario Covas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 11

I – INTRODUÇÃO

Farmácia hospitalar é setor e órgão de extrema importância para as atividades internas de um hospital, incluindo o desempenho de suas funções assim como promoção da cura e reabilitação da saúde do paciente através de ações pré-determinadas e respectivas à sua função.

À frente das atividades de uma farmácia hospitalar encontra-se o farmacêutico como principal profissional responsável. Ao farmacêutico hospitalar cabem as atividades de gerenciar e treinar equipe interna das farmácias centrais e satélites, atuar em conjunto com demais profissionais da saúde para assegurar controle de infecções hospitalares, eficácia na terapêutica proposta fornecendo orientações e elucidando dúvidas de outrem, entre outras inúmeras atividades.

As funções do farmacêutico hospitalar vão desde o exercício técnico operacional (avaliar estoque e condições de armazenamento e distribuição de medicamentos, por exemplo), ações clínicas (atenção farmacêutica, por exemplo) até atividades administrativas e em nível gerencial (quando farmacêutico responsável, por exemplo).

Segundo cartilha do C.R.F.- SP (2010), “A farmácia é um setor do hospital que demanda elevados valores orçamentários, e o farmacêutico hospitalar deve estar habilitado a assumir atividades clínico-assistenciais (participação efetiva na equipe da saúde), contribuindo para a eficiência administrativa com consequente redução dos custos. Tem como principal função garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso racional dos medicamentos e produtos para saúde, adequando sua aplicação à saúde individual e coletiva, nos planos assistencial, preventivo, docente e investigativo.” Definindo a atividade como “O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar, e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos, o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional”.

II – OBJETIVOS

• Analisar criticamente e com perfil profissional os serviços farmacêuticos no âmbito de farmácia hospitalar;

• Juntar conhecimento teórico advindo das diversas disciplinas estudantis ao decorrer do curso como, por exemplo, “Farmácia Hospitalar” à prática no exercício da profissão;

• Adquirir experiência profissional com futuros colegas farmacêuticos, bem como vivência com demais profissionais da saúde;

• Conhecer funcionamento de uma farmácia hospitalar em suas diferentes atividades;

• Avaliação de prescrições médicas e procedimentos de dispensação para medicamentos psicotrópicos e demais medicamentos para pacientes internos;

• Pesquisa e análise de prontuários médicos de pacientes internos para identificação de possíveis interações medicamentosas e/ou efeitos adversos para conhecimento setor de farmacovigilância.

III – LOCAL DO ESTÁGIO

O Hospital Estadual Mario Covas está situado à rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 - Santo André – São Paulo. CEP: 09190-615

III. 1 – Histórico do hospital

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) está localizado em Santo André, no Grande ABC, foi inaugurado em 2001, porém sua construção foi iniciada em 1976 e diversas vezes sofreu interrupções.

Através da parceria entre Fundação do ABC, Faculdade de Medicina do ABC e Secretaria de Estado da Saúde e atende aos sete municípios como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, oferecendo serviços ambulatoriais, de diagnóstico por imagem, além de exames laboratoriais, testes ergométricos, EEG, ECG, entre outros. Além de possuir leitos cirúrgicos, leitos de UTI, e leitos simples.

Atualmente é extrema importância para a região do Grande ABC.

É considerado um hospital terciário pois realiza cirurgias de grande porte que exigem internação, com procedimentos de alta complexidade. Tem edificação classificada em multibloco.

Vem crescendo a cada ano, hoje conta com uma estrutura de grande porte, possuindo 299 leitos cadastrados no Ministério da Saúde, e realiza por mês, aproximadamente 17 mil atendimentos, dentre consultas, internações, cirurgias e atendimentos de emergência, segundo informa sua entidade mantenedora, Fundação do ABC.

Cerca de sete mil pessoas circulam pelas instalações diariamente, divididas entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. Os destaques nos atendimentos ficam por conta de intervenções cirúrgicas como as ortopédicas, cardíacas, neurológicas, vasculares, oncológicas e pediátricas.

São realizadas em média 13 mil consultas por mês, 540 cirurgias e mais de 10,5 mil atendimentos em reabilitação, entre outros procedimentos.

O Hospital Mário Covas também oferece de serviços como Banco de Leite Humano, Banco de Sangue, CRIE (Centro de Imunológicos Especiais, com vacinas fora do calendário comum) e Farmácia de Alto Custo.

III. 2 – Organograma

Figura 1. Organograma geral

Figura 2. Organograma para farmácia do hospital Mário Covas

III. 3 – Planta da farmácia central

Figura 3. Planta da área fisica da farmácia central do hospital Mario Covas

IV – ATIVIDADES REALIZADAS

IV. 1 – Farmacovigilância

Dentre as várias atividades que o farmacêutico tem competência e habilidade para realizar, está a farmacovigilância.

Ao visitar as várias clínicas médicas e alas do hospital, analisava-se prontuários médicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com