TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Do Projeto Ético Político Do Serviço Social

Artigo: A Construção Do Projeto Ético Político Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

No entendimento do grupo o Projeto Ético- Político do Serviço Social foi um avanço da profissão do Serviço Social. Esse projeto se constitui em três principais eixos são eles: Estrutura Teleológica, Ético- Político e Projetos Societários.

Uma construção voltada a coletividade e no respeito ao pluralismo de idéias, um projeto profissional integrado com um projeto Ético-Politico. Um projeto profissional ligado com um projeto societário que vem sendo construído pelos movimentos sociais e pela classe trabalhadora, comprometida com a construção de uma sociedade para além do capital, com valores e princípios.

A liberdade sem exploração de classes, gênero, raça, orientação sexual e religiosa.

Temos que levar em conta também, que a estrutura básica de um projeto e de um conhecimento de liberdade como valor central, compromissado com autonomia, a emancipação e expansão dos indivíduos sociais, um projeto societário que propõe a construção de uma ordem social.

Segundo Francisco de Oliveira, sem assistentes sociais, à criação e a invenção de direitos no Brasil não teriam conhecido os avanços que registra.

A palavra projeto significa estudos idéias ou projeção de uma proposta a ser realizada que surge como proposta a problemas diferenciados.

Como num projeto envolve varias pessoas podem demorar para se desenvolver devido a vários problemas das partes envolvidas.

Como há vários projetos profissionais partindo corpo profissional busca-se projeto hegemônico através de pactos entre seus membros, para garantir direcionamento na atuação profissional. Cabe a esse profissional o cumprimento através de sua atuação para conseguir efetivação de seus projetos.

Temos vários projetos: Projetos societários, profissional e pluralismo.

Projetos Societários: São projetos coletivos os assistentes sociais viabilizam os interesses de um grupo de pessoas e hoje em dia precisamos de realizar projetos de classes e tem também as outras, culturais de gênero, étnicas etc. Tentar transformar a ordem capitalista.

Projeto Profissional: São construídos por um sujeito coletivo ou uma única empresa ou categoria profissional os estudantes e os profissionais que se juntam e dão o alcance de um objetivo comum.

Os exemplos do serviço social no Brasil têm: sindicatos, cooperativas, o CFESS, CRESS e a Associação do Assistente Social.

Para que os projetos profissionais dêem certos é preciso: Que as instituições privadas e publicas se junte e organizem fortemente.

Projetos Profissionais e Pluralismo: Todos projetos profissionais conta com vários profissionais de diversas áreas para atender a sociedade da melhor forma possível. Contando com a capacidade de cada profissional e seu comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com