TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPETACULARIZAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL COMO FATORES DE MOTIVACÃO NA BUSCA PELA PRÁTICA DO FUTEBOL

Casos: A ESPETACULARIZAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL COMO FATORES DE MOTIVACÃO NA BUSCA PELA PRÁTICA DO FUTEBOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  5.694 Palavras (23 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 23

A ESPETACULARIZAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL COMO FATORES DE MOTIVACÃO NA BUSCA PELA PRÁTICA DO FUTEBOL

Bruno Valentim Courelas Sitima

Professor Orientador: Ms. Guilherme Silveira

Faculdade Pitágoras

Políticas Públicas Para o Esporte

RESUMO

Este estudo tem a finalidade de compreender os principais motivos que levam crianças e adolescentes de 13 anos a 17 anos a procurar por uma escolinha de futebol. também foi realizada uma pesquisa de campo com 50 alunos das escolinhas de futebol e futsal do Projeto Escola do Esporte desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer na cidade de Pinhais. Os resultados obtidos demonstram que no total dos 50 entrevistados, a média de importância para o quesito “status” foi de 8,652 pontos, atribuindo assim muita importância ao status social e ao reconhecimento como motivos para a prática em escolinhas especializadas, sendo que este objetivo pode estar relacionado ao fato de tentar tornar-se um jogador profissional devido à condição financeira e social que pode ser alcançada nesta profissão.

Palavras-Chave: Motivação, Futebol, Ascensão Social

1. INTRODUÇÃO

Com a profissionalização do futebol, este se tornou um dos maiores e mais lucrativos negócios do planeta, para além da sua prática mais lúdica e descompromissada com o resultado e o desempenho, tornando-se assim um produto da mídia e das empresas, atraindo ainda mais atenção das crianças e adolescentes.

A procura do futebol como prática esportiva em escolinhas de iniciação esportiva por parte de crianças e adolescentes é muito maior se comparado com os outros esportes, segundo o Atlas do Esporte no Brasil em pesquisa realizada em 2003. Assim, este estudo objetivou verificar quais seriam os principais motivos que levam adolescentes de 13 a 17 anos a optarem por escolinhas de futebol. Parte-se da suposição de que essa escolha feita pelas crianças e adolescentes estaria relacionada também à espetacularização do futebol e a uma chance de se obter sucesso financeiro e social através de uma possível chance de tornar-se jogador de futebol profissional.

2. OBJETIVOS

Objetivo Geral:

- Compreender os motivos que levam e adolescentes de 13 a 17 anos a optarem por escolinhas de futebol.

Objetivos Específicos:

- Investigar os motivos que levam crianças e adolescentes à escolha das escolinhas de futebol.

- Investigar a influência de fatores extrínsecos na escolha de crianças e adolescentes pela prática do futebol.

3. METODOLOGIA DE PESQUISA

Fizeram parte deste estudo 50 atletas do sexo masculino, com idade entre 13 e 17 anos, todos moradores da cidade de Pinhais região Metropolitana de Curitiba, inscritos nas escolinhas de futsal e futebol do Projeto Escola do Esporte, desenvolvido pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Pinhais. Tal projeto tem por finalidade oferecer escolinhas em diversas modalidades esportivas de caráter gratuito a seus integrantes, alunos de Escolas Estaduais e Municipais da cidade de Pinhais. O treinamento é realizado com frequência de 3 vezes por semana e duração de pelo menos 60 a 120 minutos por sessão. Como instrumento de medida, optou-se pela Escala de Motivos para Prática Esportiva-EMPE validado no Brasil por Barroso (2007). O EMPE, instrumento utilizado nesta pesquisa, é composto por 33 questões e as respostas são dadas numa escala que varia entre “nada importante”, que assume o valor de 0, “pouco importante” valores de 1 a 3, “importante” com valores de 4 a 6, “muito importante” com valores de 7 a 9 e “totalmente importante”, com valor 10. Foi feito contato com os técnicos das escolinhas e explicação dos objetivos da pesquisa com consentimento para as coletas de dados, que ocorreram no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves e Campo do Amocra ambos na cidade de Pinhais.

O questionário foi aplicado individualmente, sempre antes das sessões de treinamento, com o acompanhamento do pesquisador responsável que estava de prontidão para esclarecimento de quaisquer dúvidas. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva com medidas de média e percentual de cada dimensão motivacional.

4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

4.1 MOTIVAÇÃO

A motivação é um termo que abrange qualquer comportamento dirigido para um objetivo, que se inicia com um motivo e provoca um comportamento específico para a realização de uma determinada meta. De acordo com Samulski (2002), o estudo da motivação busca compreender por que uma pessoa, em determinado tempo, escolhe uma determinada forma de comportamento e a realiza com determinada intensidade e persistência, já que a motivação para a prática esportiva depende da interação entre a personalidade (expectativas, motivos, necessidades, interesses) e fatores do meio ambiente, como facilidade, tarefas atraentes, desafios e influências sociais.

Comumente a motivação também recebe duas classificações básicas: motivos intrínsecos e motivos extrínsecos. Conforme Cruz (1996), nas recompensas extrínsecas, a motivação do indivíduo está relacionada a fatores externos, provindos de outras pessoas e do ambiente, sob a forma de reforços positivos ou negativos. Entretanto, a motivação pode estar relacionada com fatores internos, que afloram do próprio interior do sujeito, ou seja, por razões intrínsecas. Porém, apenas o conhecimento desta classificação básica não nos fornece subsídios suficientes para uma discussão mais aprofundada sobre o assunto, tornando assim, necessária uma análise das teorias relacionadas à motivação.

Para Weinberg e Gould (2001), as relações entre motivos para a realização com êxito e os motivos para se evitar o fracasso desencadeariam reações emocionais (podendo ser classificadas como positivas ou negativas) e comportamentos de realização (de êxito ou de fracasso).

Segundo Dassel (1986), “motivação é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com