TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema da integração social de pessoas com necessidades especiais dos "surdos" em busca da adequação nas escolas, na sociedade e no mercado de trabalho

Artigo: O problema da integração social de pessoas com necessidades especiais dos "surdos" em busca da adequação nas escolas, na sociedade e no mercado de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil esta enfrentando a questão da iclusão social dos portadores de necessidades especiais “surdos” na busca de adequação nas escolas, sociedade e mercado de trabalho.

Pois os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade pela qual realmente são capazes e sim pelas suas limitações criada por suas criações, tendo sido definido com deficeinte “incapazes”.

Sabemos que o surdo percebe o mundo diferentemente dos ouviuntes, através de experiências visuais, criam sua própria linguagem tanto a de sinais quanto ao gesto caseiro.

Onde as mudanças e diferenças, a inclusão social se tornou um direito adquirido no cenário atual Brasileiro com a criação da Lei 10.436 de24 de Abril 2002, Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras - e dá outras providências, sendo que Decreto nº. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Onde Regulamenta a Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002.

A linguagem autentica com estruturas gramaticais próprias, podem e devem ser utilizado no processo de ensino; em contrapartida temos pontos negativos onde a vigoração da Lei 10.436/2002 não funcionam como por exemplos:

A falta de legenda em LIBRAS nos cinemas, onde isso se torna uma discriminação, falta de respeito ao consumidor .

A falta de interpretes nos cursos,cursinhos, onde teria que ser uns dos principais locais onde a terem, pois é um local de ensino, acolhedores para aprendizagem.

Ausência de preparo para o mercado de trabalho, onde as empresas não estão capacitados para recebe-los.

A importancia da LIBRAS na sociedade é fundamental , pois é um idioma rico, prazeroso, feito sob medida para os olhos, a realização de um sonho para os que acreditam e querem ver mudanças, porem nada muda se também não mudarmos.

Com isso a familia tem seu papel de participação, onde a luta para que o portador seja direcionado e aceito como ser humano capaz,.

Enter eles podemos citar alguns setores:

Tecnologico: para divulgar o conhecimento, o descasso para com essa comunidade, onde a populaçao se conscientizem e os respeitem.

Educacional: todas as crianças terem como material pedagogico, onde se tornaria fator predominante na acessibilidade a sociedade.

Politico: criar leis de responsabilidade à acessibilidade.

Se pensarmos no lado positiva de toda essa revolução essa comunidade teria mais uma vitória, ou seja mais uma de muitas outras.

Onde o Brasil seria realmente um Pais solidário, comprometido com os problemas e soluções para essa comunidade, não só no meio dos surdos mas como um todo , já que quem faz diferença em algo tão importante pode-se também fazer a diferença

Temos que acreditar, confiar e também colaborar para que as mudanças aconteçam. Isso depende antes de mais nada de cada um de nós.

Toda mudança depende de todos.

UNIVERSO ONLINE UOL, Casal de surdos ganha indenização de cinema que não tinha 'Shrek' legendado em Belo Horizonte. UOL notícias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com