TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era da Informação

Seminário: A Era da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Seminário  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Era da informação (também conhecida como era digital) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, a informação como matéria prima fundamental, os efeitos das novas tecnologias com o processamento de informação, a lógica de redes adaptada à crescente complexidade das interações e a modos imprevisíveis de desenvolvimento.

2. Por que se fala na nova era do capital intelectual?

O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização, podemos considerar o capital humano em capital intelectual, o valor de mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual. As empresas estão investindo no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva, criatividade e inovação através de idéias, sendo que as idéias provêm do conhecimento e o conhecimento está na cabeça das pessoas. A maioria das empresas está se transformando em organizações do conhecimento, onde a aprendizagem organizacional é desenvolvida através de processos inteligentes de gestão, tornando o capital intelectual um conceito fundamental para as organizações que miram o futuro.

3. O que significa Gestão Estratégica de Pessoas? Já a Gestão Estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

4. O que significa gestão de competências? Gestão por competências é um sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por bativamente mensuráveis.

5. Defina mercado de trabalho. Mercado de trabalho significa o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem e procuram um produto ou serviço

6. Defina recrutamento de pessoas. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimento que visa atrair Candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações

7. Defina recrutamento externo. Quais as suas vantagens e desvantagens?

Esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.

Vantagens do recrutamento externo:

-Maior leque de escolha.

-Maior facilidade de aprendizagem.

-Possibilidade de seleção mais exigente.

-Experiências novas para a organização - Renova e enriquece os recursos da organização (oxigena a organização), agrega capacidades ainda inexistentes na equipe.

-Mão de Obra sazonal, ou seja, terceirização para trabalhos temporários.

Desvantagens do recrutamento externo:

-Pode reduzir a lealdade da empresa.

-É um processo demorado e lento e pode-se afetar a política salarial da empresa (quando o novo funcionário é admitido com salário mais elevado).

-Insatisfação na equipe existente e desmotivação dos funcionários que aguardavam uma oportunidade para ser promovido.

-No caso da mão de obra sazonal, a inteligência de o trabalho estar nas mãos de funcionário de outra empresa (terceira).

8. Defina recrutamento interno. Quais as suas vantagens e desvantagens?

Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa, Mais econômico, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento. Melhor aceitação da Política de pessoal – constitui um incentivo importante para os funcionários.

-O funcionário está mais integrado na empresa e é desenvolvido um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal. Desvantagens do recrutamento interno:

-A expectativa da pessoa ao novo cargo pode diminuir seu rendimento no cargo atual, devido a expectativa gerada.

-Podem gerar conflito entre os funcionários e atitudes negativas a aqueles que não promovidos, e podemos ter gerentes ressentidos pela perda de um bom funcionário.

-O bom desempenho de um funcionário em uma função não garante seu sucesso em outra atividade.

-Falta de “sangue novo” na equipe.

9. O que é seleção de pessoal? A seleção de pessoal é um conjunto de técnicas utilizadas pelo psicólogo para selecionar pessoas apropriadas para determinados cargos.

10. Quais as principais técnicas de seleção utilizadas pelas empresas?

As técnicas de seleção são agrupadas em cinco categorias:

- Entrevistas, Provas de conhecimento ou capacidade, Testes psicrométricos, Testes de personalidade, Técnicas de simulação.

As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais dos candidatos através de amostras de seu comportamento. Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos

11. Qual o objetivo da entrevista de seleção? O objetivo da empresa ao marcar uma entrevista é confirmar, através do entrevistador, a veracidade dos dados que constavam no currículo e obter informações adicionais a respeito das características pessoais, experiência profissional e a formação acadêmica do candidato, para avaliar se ele realmente tem boas condições de desempenhar bem as funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com