TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA CONSULTORIA E AUDITORIA

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.113 Palavras (21 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA CONSULTORIA E AUDITORIA

Luciene de Fatima Gonçalves dos Santos

Curso de Pós-Graduação Especialização em Consultoria Empresarial

Polo de Sete Lagoas

RESUMO

Este artigo analisa os conceitos de consultoria e auditoria com relação aos sistemas de informação da área da tecnologia nas organizações. Descreve como o consultor pode realizar os processos de análises utilizando recursos dos sistemas informatizados que podem auxiliar nos diagnósticos para possíveis soluções de problemas da empresa ou organização. A metodologia aplicada nesse trabalho foi movida pela investigação científica, pesquisas realizadas em livros de autores conceituados e especializados na área da Gestão e do Planejamento Estratégico Organizacional, Empreendedorismo, Consultoria Empresarial, Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação. Também como objetivo o trabalho se baseia no incentivo do profissional na área da consultoria em sistemas de informação ou de tecnologia ao realizar e prestar serviço na sua área, deixando de ser um complemento das demais áreas de uma empresa ou organização. Dando valor na sua atuação profissional. No desenvolvimento desse trabalho explica-se sucintamente sobre os conceitos e importância dos diferentes tipos de sistemas de informação utilizados para abstração de informações para o auxilio do consultor e auditor. A conclusão desse trabalho foi resultado de muita leitura, esforço e dedicação. O importante é manter-se atualizado dos tipos de tecnologias que podem surgir para auxiliar os profissionais da Consultoria e da Auditoria nas suas atividades, visando rapidez e eficiência nos diagnósticos das técnicas que poderão ser aplicadas na execução das suas atividades. E ampliar visões num futuro promissor para a nova geração de Consultores e Auditores Tecnológicos.

Palavras-chave: Consultoria. Auditoria. Sistemas de informação. Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

Sobre a pesquisa realizada será abordado os conceitos e processos da consultoria e auditoria direcionada para a área de sistemas de informação nas organizações. A generalidade literária de consultoria pouco abrange a área da tecnologia encaixando-a somente como complemento das demais áreas das empresas. A tecnologia não sendo vista como uma área exclusiva para consultores e auditores, desnecessários se faz o armazenamento dos dados nas máquinas das empresas. Demonstramos através do conteúdo pesquisado a sua importância que ainda requer a mão-de-obra do profissional para manter em segurança esses dados, transformando-os em um dos bens mais valiosos, a informação. Enfatizamos também a capacidade do profissional de TI (Tecnologia da Informação) que manipula essas informações para adquirir o conhecimento. Através do conhecimento serão realizados conceitos para as devidas tomadas de decisões dos problemas apontados através dos consultores e auditores.

Caracteriza-se na gestão de uma organização sistemas de informação que deve ser bem gerenciada para maiores necessidades, onde utilizará - numa consultoria ou auditoria - das informações como ferramenta de auxilio, a indicar soluções de prováveis problemas caso surge nas empresas. Através dessa ferramenta tecnológica poderá ser formuladas estratégias para maior desempenho nos diagnósticos dos trabalhos a serem realizados. O objetivo dessa pesquisa é mostrar que a consultoria e a auditoria dependem dos sistemas de informação, aponta para a sua importância que deve ser valorizada por estar ligada a todas as áreas de uma organização assim como elo.

A consultoria e auditoria realizada com o apoio dos sistemas de informação podem interagir como canais de comunicações entre as diferentes áreas dos departamentos, intensificando a eficiência operacional de toda a organização, criando laços de confiança dos gestores e administradores para um bom relacionamento e execução do trabalho que deverá ser feito alcançando o sucesso. Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

A metodologia dessa pesquisa visou o conhecimento científico que foi produzido pela investigação científica, através do método da pesquisa em livros de autores conceituados e de especialização na área do planejamento estratégico organizacional e da Consultoria Empresarial, também foi elaborada pesquisa através da internet para obter o aprimoramento e maior ênfase na qualidade das informações descritas. O método científico pode ter a sua origem nos procedimentos de verificação onde o conhecimento pode alcançar o objetivo, passível de demonstração e comprovação. Permitindo na sua elaboração conceitual da realidade pesquisada, verdadeira e impessoal; podendo ser passível de ser submetida a testes de falseabilidade. Contudo a pesquisa aplicada neste trabalho apresenta o conhecimento de caráter provisório uma vez que pode continuamente ser enriquecido e reformulado por outros pesquisadores, pois poderá ser em domínio público. (FONSECA, 2002).

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, AUDITORIA E CONSULTORIA

Informa De Informação, (2015), que os Sistemas de Informação já existiam antes da criação da informática. As informações com o auxílio da tecnologia alastraram-se numa velocidade onde provocou modificações nos meios sociais da comunicação das culturas, políticas e religiões. Não obstante ser diferente para as empresas e organizações que utilizam das informações uma forma de transformá-las em ferramentas para o seu próprio benefício como estratégias e futuras tomadas de decisões.

Todo Sistema de Informação que manipulam dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia em computadores, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação. Por exemplo, o sistema de informação organizacional pode ser conceituado como a organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo. (DE INFORMAÇÃO, 2015).

Segundo Imoniana, (2013, p. 16) “Sistemas de Informação é um conjunto de elementos inter-relacionados com o objetivo: produzir relatórios que nortearão a tomada de decisões gerenciais”. A informação é um importante fator na gestão por ser um recurso importante e indispensável para as mudanças e nas tomadas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com