TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ilustração E A Sociedade Contratual

Trabalho Escolar: A Ilustração E A Sociedade Contratual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

A ILUSTRAÇÃO E A SOCIEDADE CONTRATUAL

COMPREENSÃO DO TEXTO

1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

Expansão marítima, revolução urbana, industrialização, o lucro como medida de toda atividade econômica, mecanização, estímulo à pesquisa científica e tecnológica.

2. Faça uma síntese dos principais avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na Ilustração acerca da política, do poder e do governo.

Percepção da oposição entre indivíduo e sociedade, entre liberdade e controle social.

3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.

Ao identificar o trabalho humano como principal fonte geradora de riquezas, Adam Smith desperta reflexões sobre a sociedade, fazendo com que outros indivíduos passem também a estudar o social e produzir pensamentos.

4. Leia cuidadosamente o capítulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a Ilustração.

Racionalismo, liberdade, pacto social, direitos, autonomia.

INTERPRETAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO E PESQUISA

5. "Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens."

Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por que?

Sim, considera, porque no texto está escrito que as convenções tem autoridade legítima entre os homens, isso quer dizer que quem tem mais poder aquisitivo, tem maior autoridade.

b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?

Rousseau considera que apenas as convenções podem legitimar a autoridade, na medida em que correspondam à vontade da coletividade.

6. "Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania."

A partir do trecho citado, o que é soberania para Rousseau?

Soberania é o poder de que goza uma pessoa sobre todos os membros de uma dada comunidade por representar a vontade de todos os expressa em pactos sociais que legitimam essa autoridade.

7. O que o homem da Ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência de hoje?

Esperava que a ciência resolvesse problemas concretos de produção e realização humana. Espero mudanças no aspecto de vida das pessoas e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida.

9. Qual era a fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com