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A Importancia Do Serviço Social

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Por:   •  5/11/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

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Duas características dominantes e poderosas de Entre os Muros da Escola, do francês Laurent Cantet, acentuam a “alta” de certo padrão estético do cinema, legitimado como artístico com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A primeira característica vinculada a este padrão em alta desde os anos 90 é seu efeito de realidade e autenticidade que, apesar de construído com uma variável de angulações e de distâncias focais, por meio de imagens-recortes colocadas em relação, apresenta seres e ambientes como se eles estivessem à nossa frente, ao vivo, com todas as evidências da construção cinematográfica apagadas pela sensação de estarmos fora da ficção. Pode parecer contraditório, como sempre pode ter parecido no cinema e nas reivindicações de aproximação entre realidade e ficção, mas o mérito de certas ficções, nos paradigmas de avaliação de muitos críticos e espectadores, é nem parecer uma ficção. Há quem chame esses filmes de ficção documental, no sentido de acesso direto à realidade, sem tanta mediação e estilização. A chave não está na transparência da montagem, mas na sintonia de atores com seus espaços e com seus gestos, palavras, roupas e maneiras de se colocarem uns em relação aos outros.

Não se pense, porém, em visão imparcial. Entre os Muros da Escola, é, para bom observador, todo mediado, todo estilizado, mas constrói o efeito de não mediação. Constrói a impressão de captura de situações que poderiam acontecer (ou acontecem) sem a câmera, exatamente daquele jeito (ou quase), e esse seria um dos seus principais méritos artísticos segundo seus principais defensores. a justa mimese. Parece um contra-senso ver valor artístico na aparente ausência do artista ao encenar a ficção, mas essa aparente ausência do artista é ela também uma construção (e não uma ausência). Nenhum contrassenso, portanto. A questão é superar a mimese justa e lidar com a potência interna da ficção disposta a esconder suas operações de organização do mundo, sua transformação de caos em cosmos, para nos colocar com mais poder e força no mundo mostrado, para colocar esse mundo mostrado como presença no extra-quadro. O extraquadro da sala de aula é a sociedade francesa, que, de forma indireta, faz parte do campo cinematográfico do filme.

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