TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ensino Superior no Mercado de Trabalho para a Juventude de Salobriño-Ilie-Bahia

Projeto de pesquisa: A Importância do Ensino Superior no Mercado de Trabalho para a Juventude de Salobriño-Ilie-Bahia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - DFCH

Curso de Pedagogia

PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Ilhéus, BA

set./2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - DFCH

Curso de Pedagogia

PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

A importância do Ensino Superior no mercado de trabalho para os jovens do Salobrinho-Ilhéus-Bahia.

Ilhéus, BA

set./2014

RESUMO

A educação superior, técnica ou profissionalizante é fundamental para inserção do indivíduo no mercado de trabalho, pois contribui para o desenvolvimento, proporciona novos conhecimentos e aumenta sua experiência de vida tornando-o uma pessoa bem preparada para exercer sua carreira profissional. O meio acadêmico também promove interações sociais entre as pessoas de diferentes culturas, através de atividades extracurriculares e estimula os indivíduos a serem participativos em sua comunidade. Tudo isso faz com o indivíduo tenha uma visão crítica sobre o que acontece ao seu redor e se torne capaz de buscar soluções para os problemas que afetam o meio em que vive, como por exemplo, a violência, o desemprego, a saúde precária, a educação de má qualidade, a falta de saneamento básico para construir uma sociedade melhor. Na visão de Marx essa percepção dos problemas e a busca pela solução é chamada de Práxis e ainda segundo ele, o trabalho é uma prática muito importante para introduzir o sujeito na sociedade e na formação da sua própria identidade, pois o homem se contrõe a partir do trabalho produzindo e reproduzindo.

PALAVRAS-CHAVE

Educação, Ensino Superior, Qualificação Profissional, Mercado de trabalho.

INTRODUÇÃO

A preocupação básica do Projeto é promover o conhecimento por parte dos alunos do Colégio Estadual do Salobrinho, sobre a importância e a função do Ensino Superior, procurar orientá-los quanto os modos pertinentes ao ingresso nas modalidades de ensino ofertadas na região circunvizinha do bairro.

Uma das funções mais importantes do Ensino Superior, que por ventura esta incluída também escolas profissionalizantes e centros de desenvolvimento empresarial ou tecnológico, é ajudar o indivíduo a desenvolver o conhecimento acadêmico necessário para ter sucesso em uma determinada carreira. Além disso, oferece muitos benefícios sociais e pessoais.

O que queremos investigar é como relacionar a realidade do bairro periférico com o mercado de trabalho e o Ensino Superior sendo a maneira mais eficaz e satisfatória para o sucesso profissional bem como pessoal. Que forças sociais e culturais orientam o entendimento por parte dos jovens estudantes sobre ensino superior? O que significa ter uma profissão e como isso mudaria o contexto social de seu bairro? E, sobretudo: qual o impacto e contribuições dessas transformações no pensar sobre o “Trabalho” e ensino superior dos jovens estudantes?

Decidir ingressar no ensino superior após concluir o ensino médio não é tarefa fácil, por isso o jovem precisa ter perspectivas e estímulos para tomar coragem de enfrentar as dificuldades inerentes à posição social e qualificar-se e ocupar seu lugar no mercado de trabalho que está cada vez mais exigente e seletivo.

OBJETIVOS

-Estimular o público estudantil do Colégio Estadual do Salobrinho a buscar qualificação profissional para inserir-se no mercado de trabalho.

-Despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com