TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Solução Para O Novo Senários Que A Apresenta

Artigos Científicos: A Indústria De Bebidas Pira Passa Por Mudanças No Modelo De Gestão E Busca Solução Para O Novo Senários Que A Apresenta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Curso: Administração

Disciplina : Economia

Nome do aluno (a):

Atividade: Economia

Tutor: Kelly Sinara Rezende

Introdução:

“A indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca solução para o novo senários que a apresenta”

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no senário econômico e socialista capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo. Fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O Dr. João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e

conhaque produzido pela indústria de Bebidas Pira, são referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.

A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsábidades da gestão para os filhos Paulo e Iram. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e crisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iram no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Paulo e Iram sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo específico pra a saída da empresa, os irmãos consideram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a indústria de Bebidas Pira.

O escritório de consultoria empresarial procura traçar o perfil Da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-las como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

O organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira é apresentado a seguir:

Passo - 1

A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores de Dr. João. Para realizar está atividade, foi construída uma tabela que apresenta imaginariamente as competências e habilidades ou deficiências, inerentes ao perfil de Paulo e Iram. Considerando o esquema abaixo com elemento norteador para o delineamento das competências essenciais.

Tabela 1

Competência e Habilidades dos Gestores Paulo Iram

Know-How x -

Aprender a Aprender x x

Ampliar Conhecimento - X

Compartilhar Conhecimento x -

Visão Global do Sistema - X

Trabalho em Equipe x X

Liderança x -

Motivação - -

Senso Crítico - X

Define Prioridades - X

Proativo x X

Avaliar a Sitiação x X

Empreendedor x X

Assume Riscos - X

Foco em Resultados x X

Auto Realização x x

Legenda: (X)Competência e habilidades identificada; (-) deficiência de habilidade competência e habilidade.

Passo - 2

No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iram será decisiva para traçar o futuro da empresa. A partir da tabela de competência e habilidades desenvolvida no passo 01, indique aquelas que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores, apresentados os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias.

Tabela 2

Competência e Habilidades deficitárias Paulo Iram

- x Paulo por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldade de aplicar o novo. Como tem um ótimo conhecimento do mercado e muitos contatos acredita que "se está dando certo não necessita de mudanças e inovações"

Compartilhas Conhecimento x - Iram, apesar de buscar conhecimento informações, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizar assim as tarefas ficando sobrecarrego

Liderança x Iram acaba tendo dificuldades em liderança, pois acaba tomando seu tempo com o operacional e sua gestão fica muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com