TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua Latina

Artigo: A Língua Latina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  Artigo  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

A Língua Latina

O latim, destinado a ser, durante séculos, a língua principal de um vasto império, foi, a principio, falado apenas em uma pequena região da Itália Central: o Lácio (latim). Da designação dessa região é que se originou o nome da língua, e não, como pretendia Varrão, do rei Latinus; nem ainda, como queriam os poetas, do verbo Latere, esconder-se, porque Saturno, destronado por júpiter, ali se refugiara. O latim apresenta um estreito parentesco com duas outras línguas: o osco (língua falada pelos samnitas) e o umbro (falado outrora em vasta região do Norte e do Oeste mas reduzido, na época histórica, a uma estreita região entre os Apeninos e a margem esquerda do Tibre). As estreitas semelhanças do latim com o osco e o umbro sugerem a existência de uma unidade primitiva, o itálico, que, por sua vez, supõe outra mais antiga, o itálico-céltico. Esta língua hipotética seria irmã do grego antigo, do eslavo e de outras pertencentes todas à grande família linguística indo-europeia. Em Les langues du Monde, lemos a seguinte síntese sobre a expansão do latim: O latim, propriamente o dialeto do Latium, não era, na origem, senão o dialeto da cidade de Roma, o sermo urbanus que se opunha ao sermo rusticus dos territórios vizinhos, lanuvium, Preneste ou Falerii. Pouco a pouco, estendeu-se a toda a região em torno, conquistou os domínios dos dialetos de menor importância, depois os do osco e do umbro, absorveu mesmo as línguas não itálicas da Itália, o etrusco e o céltico do Norte, o messápico do Sul, e, por um destino verdadeiramente inaudito, acabou por impor-se à maior parte do Mundo Ocidental, abrangendo a Gália, a Espanha, a África do Norte. Permaneceu língua culta de toda a Europa durante muito tempo depois que deixou de ser falada: serve ainda como língua universal à Igreja Católica.

A mais velha inscrição latina que conhecemos foi gravada em antigos caracteres gregos por volta de 600 A.C; na famosa fíbula de ouro encontrada em Preneste. Trata-se de uma simples dedicatória: Manios med fhefhaked Numasioi (Manius me fecit Numero: Mânio fez-se para Numério). A partir do século III A.C, o latim vai-se aperfeiçoando até atingir, na época de Cícero e de César, o maximum de sua pureza. É evidente a decisiva influência helenística nesse aperfeiçoamento. Esta influência se faz sentir através dos gramáticos (que fixam a pronúncia, a ortografia, as regras da declinação e da conjugação, etc) e dos escritores (que enriquecem a língua quer com palavras gregas, quer formando novos vocábulos de raízes latinas) e da elevação do nível cultural, principalmente na capital onde se fala e, sobretudo, se escreve uma linguagem mais esmeralda, nitidamente diferenciada do falar rural ou provinciano. Convém chamar a atenção para uma tríplice modalidade da língua latina: a língua literária, a língua familiar e a língua vulgar. Serafim da Silva Neto distingue no latim corrente quatro matizes; embora sem precisão matemática, penso que podemos admitir quatro matizes da língua corrente: familiar (latim das classes médias, dos honestiores, influenciados pela urbanitas); vulgar (latim das baixas camadas da população dos escravos); gírias bert observa: A comparação da correspondência de Cícero com suas suma, a que Cícero emprega em suas cartas intimas, onde, por exemplo, segundo sua expressão, ele “conversa com Atticus”. A língua escrita ou literária é a dos Tratados e dos Discursos, onde Cícero se dirige ao público e pensa na posteridade.

Enquanto, a linguagem familiar não se afastava em demasia da linguagem escrita, bem acentuada era a diferença entre ambas e o latim vulgar falado pela imensa multidão das pessoas incultas, que eram de todo indiferentes às criações do espírito, que não tinham preocupações artísticas ou literárias, que encaravam a vida pelo lado prático, objetivamente. Se investigarmos a origem do vocabulário latino, notaremos no mesmo a contribuição de diferentes elementos que atuaram na formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com