TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROBIOLOGIA QUESTIONÁRIO

Por:   •  20/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

MICROBIOLOGIA- QUESTIONÁRIO 04

VARÍOLA

varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares.

Hepatite

Apresenta cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

POLIOMELITE

Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite.

DENGUE

é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

VARICELA

Característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira.

DESCREVA A ESTRUTURA DO VÍRUS:

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros.

COMO É REALIZADA A REPRODUÇÃO DO VÍRUS

Ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

O MOSQUITO AEDES AEGYPTI ELE PODE TRANSMITIR QUAIS DOENÇAS?

Doenças como dengue, zika e chikungunya.

QUAL A ORIGEM DA AIDS?
Pesquisadores de uma equipe afirmam que a origem do vírus HIV, que causa a Aids, foi encontrada em chimpanzés vivendo no sul de Camarões.

MICROBIOLOGIA- QUESTIONÁRIO 05

QUESTÃO 1:

ESQUISTOSSOMOSE

A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni , verme achatado do grupo dos trematódeos. O corpo, de cor esbranquiçada, não possui divisões, epiderme ou cílios externos, e é recoberto por um tipo de cutícula.

ASCARIDÍASE

A ascaridíase é a lombriga, a parasitose intestinal, provoca diarreia, perda de peso por desnutrição e, em casos mais graves, pode causar até obstrução intestinal.

FILARIOSE

Febre, calafrios, dores de cabeça, náusea e sensibilidade dolorosa no corpo são os primeiros sintomas desta doença de evolução lenta, cujo período de incubação é compreendido entre 9 e 12 meses.

HIDATIDOSE

Sintomas como má digestão constante, desconforto abdominal e inchaço da barriga; é a segunda forma mais frequente da doença e produz sintomas como falta de ar, cansaço fácil e tosse com catarro;

OXIUROSE

Irritabilidade, diarreia, náuseas, emagrecimento, vômitos e dores abdominais são os outros sintomas. Lesões na mucosa, dermatite e infecções secundárias podem aparecer na região anal. No caso de pessoas do sexo feminino, estas podem ter vaginites, em face da proximidade da vagina com o ânus.

QUESTÃO 2- DESCREVA A ESTRUTURA DO PLATELMINTOS:

Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.

QUESTÃO 3: DESCREVA A ESTRUTURA DO NEMATODA:

O filo Nematoda agrupa animais que apresentam corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior e anterior. Os nematoides ou nematódeos são triblásticos, pseudocelomados, não segmentados, com simetria bilateral e de tamanho muito variável, existindo espécies de 0,3mm até 8 metros de comprimento (Placentonema gigantissima).

QUESTÃO 4: COMO PODEMOS DIFERENCIAR A TENÍASE E DÊ AS CARACTERÍSTICA DELAS?

A teníase é uma verminose intestinal que se caracteriza pela presença da tênia adulta no intestino, e é contraída quando se ingere carne contendo o cisticerco. A cisticercose, por sua vez, ocorre quando o ser humano ingere ovos da tênia.

QUESTÃO 5- COMO É REALIZADA A REPRODUÇÃO DA TÊNIA?

As tênias são hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. Não há fêmeas ou machos, e cada proglótide colabora com óvulos e com espermatozoides, ocorrendo então a fecundação no interior de cada proglótide.

QUESTÃO 6- DESCREVA A CISTICERCOSE:
 Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os ovos do verme.

QUESTÃO 7- DESCREVA O CICLO DE CONTAMINAÇÃO DO ESQUISTOSSOMOSE:

A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces

MICROBIOLOGIA- QUESTIONÁRIO 05

1- POR QUE OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS SÃO TÃO IMPORTANTES EM TERMOS DE

MICROBIOLOGIA? CITE AO MENOS TRÊS MEDIDAS TÉCNICAS QUE SÃO PREVENTIVAS CONTRA

MICRORGANISMOS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com