TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova Toupeira - Emir Sader

Por:   •  13/6/2019  •  Artigo  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

A nova toupeira

Emir Sader

 A imagem de Marx remete a um animalzinho com problema de visão, que circula embaixo da terra sem nos darmos conta de sua existência e que repente irrompe onde menos se espera. A toupeira faz seu trabalho surdo, sem cassar, mesmo se a ordem reina na superfície e nada parece indicar turbulência próxima. Para o autor tal imagem remete às incessantes contradições intrínsecas do capitalismo. Na America Latina isso se da contra o colonialismo e o imperialismo.

Os movimentos de independência na America Latina são visto como desdobramento da Revolução de Independência dos Estados Unidos, com este ponto de vista não se observa seu caráter popular, unificação das forças de independência, sua ideologia anticolonial, com contribuição de Bolivar, Martír, Toussaint Louverture e tantos outros, fim da escravidão, inicio da Republica e da construção dos Estados nacionais.

Dois movimentos importantes na America Latina foram à revolução cubana e o governo socialista de Salvador Allende. Em Cuba ocorreu uma revolução armada, a única tentativa anti - imperialista e anti - capitalista que se chocou com os interesses dos Estados Unidos e sai vitoriosa, nem os países mais poderosos, como México, Argentina e Brasil. Isso se deu porque, na visão de Washington países como Brasil, México e Argentina, tinham maior risco de escapar de sua influencia, dando pouca importância pra pequena ilha que se situa a pouco quilômetro de seu território.

No Chile a toupeira surge através da democracia, em 1938 ouve um governo de frente popular, substituído por o governo democrata – cristão de Eduardo Frei que fracassou, dando espaço em 1970, para o governo socialista de Salvador Allende, que através de um movimento operário forte que teve sua formação antes da burguesia industrial, levou o Chile a única experiência de transição institucional ao socialismo no mundo. Em 1973 veio o golpe militar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (23.7 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com