TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de determinar a quantidade de substância em relação à massa, massa molar e toupeira

Seminário: A prática de determinar a quantidade de substância em relação à massa, massa molar e toupeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  406 Visualizações

É colocado aproximadamente 100ml de H2O em um copo béquer. Em uma balança semi-analítica é pesado em um sistema copo béquer mais água e um comprimido que irá enfervecer. Em seguida é anotada a massa do sistema. É colocado o comprimido no béquer e é observado o acontecido.Pasaruma amostra do sal que ao aquecer ocorre a mudança vísivel do sal.Que ocorre a mudança de cor.

Amostra: CuSO4XH2O

Massa da amostra 1g

Massa da amostra após o aquecimento

Quando a aguá é aquecida sai, o sulfato de cobre não se decompõe. O sal é aquecido ocorre uma mudança vísivel onde a massa do material é diminuido e ocorre o descolorimento do materal que passa a ser azul fraco. Após o processo químico o material voltar a temperatura ambiente e podemos observar que a água domeio atmosférico volta a cor azul forte, ou seja, volta ao seu estado inicial de sal hidratado,classificado como um fenomeno quimico fixo.

Massa inicial 1,03 g

Massa final 0,7 g

Diferença 0,33 g

Introdução:

Este trabalho destina-se ao professor de Química, Fábio Brum, e tem como proposta citar e descrever as duas práticas realizadas no laboratório de química. A primeira delas é sobre a Quantidade de matéria em relação da massa, massa molar e mol. A segunda prática é sobre a reação de decomposição. As duas experiências levam à compreensão de Reações Químicas. O presente relatório citará o que aconteceu nas aulas de laboratório dos dias 31 de março e 10 de abril .

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com