TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM CRAS DE TAUÁ - CE

Dissertações: A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM CRAS DE TAUÁ - CE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  2.244 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES E DEFESA DE DIREITOS

GEORGIA DE OLIVEIRA CAVALCANTE

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM CRAS DE TAUÁ – CE

Tauá- CE

2013

GEORGIA DE OLIVEIRA CAVALCANTE

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM CRAS DE TAUÁ – CE

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos - Módulo III – O Sistema único de assistência Social: Gestão da Rede e Interfaces da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Profª. Maria Ângela Santini;

Profª. Maria Lucimar Pereira;

Prof°. Paulo Sérgio Aragão.

Tauá – CE

2013

SUMÁRIO

1 Introdução............................................................................ 04

2. A Prática Profissional do Assistente Social em um CRAS de

Tauá – CE............................................................................... 05

2.1. Dimensão Teórica – Metodológica.......................... 07

2.2. Dimensão Ético – Política...................................... 08

2.3. Dimensão Técnica – Operativo................................ 09

3. Considerações Finais.......................................................... 11

4. Referências Bibliográficas................................................... 12

5. Apêndice............................................................................. 13

1 Introdução

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), destina-se a prestar serviços a pessoas e indivíduos com violação dos seus direitos. Neste espaço destaca-se o trabalho do profissional do serviço social, que atuará na perspectiva de garantir os direitos dos usuários. A busca pela garantia dos direitos da população se dará a partir da renovação do serviço social, que propôs romper com a visão conservadora que atuava com base na caridade.

A construção do projeto ético político da profissão resulta em um novo modelo de agir e pensar a prática profissional, voltado para os princípios fundamentais do código de ética. O profissional hoje atua em diversas áreas. Na assistência social destacamos o Centro de Referencia da Assistência Social.

Dando seguimento a um trabalho realizado durante os Estágios Supervisionados I, II e III, o objetivo de estudo deste trabalho busca conhecer a pratica profissional do assistente social nesta instituição.

2. A Prática Profissional do Assistente Social em um CRAS de Tauá – CE

O trabalho como categoria fundante do ser social, conforme o pensamento de Marx, (Lukacs, 1972), entende-se a lógica da inscrição do serviço social na organização social e técnica do trabalho, pois, a inserção da profissão se dá sob as condições materiais resultantes do modo de produção capitalista.

Tendo o Brasil um significativo avanço na área das políticas sociais, em especial na regulamentação da LOAS e posteriormente com a aprovação da PNAS na perspectiva de implementação de do SUAS, neste campo de contradições, polarizada por interesses de classes contraditórias presentes no modo de produção capitalista, destacamos o trabalho do assistente social como um profissional mediador entre as políticas sociais e o usuário.

Historicamente, o serviço social constitui-se numa profissão de natureza interventiva cujas se coloca em face das demandas sociais que substanciam a sua intervenção socio-historica na sociedade. Tendo em vista a argumentação precedente, como todo profissional, o assistente social realiza sua pratica através da rede de mediações, que ontologicamente estrutura o tecido social (PONTES, 1995, p.155)

O serviço social em sua gênese é originário de um conflituoso e antagônico processo, em que sua intervenção possui um caráter social, portanto diretamente ligado com a classe trabalhadora, estabelecendo um compromisso ético-político, onde desenvolverá ações profissionais, para dar respostas as demandas institucional, em seus mais diferentes espaços sócio-ocupacionais. Essas ações fazem parte de sua dimensão técnico-operativa, neste sentido GUERRA (2000) complementou.

Se as demandas com as quais trabalhamos são totalidades saturadas de determinações (econômicas, políticas culturais, ideológicas) então elas exigem mais do que ações imediatas, instrumentais, manipulatórias. Estas implicam intervenções emanem de escolhas, que passam pelas condutas da razão critica e da vontade dos sujeitos, que se inscrevam no campo dos valores universais (éticos, morais e políticos) mais ainda, ações que estejam conectadas a projetos profissionais aos quais sub-fazem referenciais teórico-metodológicos e princípios éticos-políticos (GUERRA 2000, p.09).

Lembrando que a atuação do profissional do serviço social na política de assistência social existe desde os seus primórdios, mas é a partir da legalização da PNAS, que essa atuação ganha maior visibilidade, visto que não se trata mais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com