TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é Feita A Mediação Entre O Profissional Assistente Social E A Demanda Por Ele Atendida Nessa Perspectiva De Universalização Do Aceso Aos Direitos Sociais?

Casos: Como é Feita A Mediação Entre O Profissional Assistente Social E A Demanda Por Ele Atendida Nessa Perspectiva De Universalização Do Aceso Aos Direitos Sociais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  8.344 Visualizações

Página 1 de 2

Enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e no projeto ético político a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora – haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito. Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do aceso aos direitos sociais?

A profissão do Assistente Social está colocada dentro da divisão social e na técnica do trabalho, realiza suas ações profissionais baseando-se adentro das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada, a fim de garantir a universalização dos direitos sociais e civis.

Após a ruptura com o conservadorismo, o Serviço Social passou a reconhecer o campo das políticas sociais, não só como “privilegio” dos mais empobrecidos, mas também como um portal de acesso aos direitos e defesa da democracia, assim que nosso meio capitalista nos “afasta” desses direitos.

A atuação do Assistente Social organiza-se através da intersetorialidade no atendimento, que abrange à Educação, à Cultura, à Saúde, à Proteção Social, à Habitação, entre outros. Exigindo de seus profissionais, conhecimentos: teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo. O mesmo busca com tudo, à inclusão social e a participação da classe subalterna, para que junto às estratégias de ação possamos atingir a classe trabalhadora e garantir a qualidade dos serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com