TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação De Professores Em Movimentos Socias

Pesquisas Acadêmicas: A Participação De Professores Em Movimentos Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Mônica Muniz

INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa teve como finalidade a elaboração desta dissertação de mestrado que foi apresentada no curso de Postgrado da Universidad Americana em Asunción, com abordagem sobre o tema da participação do Professor nos movimentos sociais. Observa-se, neste estudo, que muitos destes professores, mesmo que trabalhando 40 horas na mesma comunidade, não participam de maneira efetiva nestes movimentos – alguns revelaram não se sentirem à vontade, outros não terem tempo.

Vale aqui ressaltar que a pesquisa foi efetuada em áreas carentes na cidade de Salvador/Bahia – Brasil, e que muitas destas comunidades só se emanciparam através da força de mobilização implementada por estes movimentos. Destaca-se que o objeto deste estudo foram os aspectos da participação dos professores em movimentos sociais que contribuem para formação cidadã no bairro onde atuam: Mata Escura e Fazenda Coutos.

O fato dessa pesquisadora fazer parte de movimentos sociais em diversas frentes, tanto na área sindical quanto em movimentos de bairro, em muito colaborou para a reflexão sobre a importância da participação destes profissionais que deveriam ser os incentivadores desses movimentos e da emancipação da comunidade. Sempre se questionou a respeito de quantos professores trabalham num local e não se envolvem com as situações-problema ali diagnosticadas? Entende-se que nem sempre é por falta de vontade, mas por força de circunstâncias maiores.

Sendo profissional da educação vejo que este papel de engajamento junto à comunidade em que trabalha é de extrema importância, portanto a educação é a peça fundamental para a transformação das pessoas. Cabe aqui refletir como fazer essa transformação no local de trabalho.

Mister se faz ainda refletir que o estudo foi resultante de várias indagações, no sentido de como contribuir com o processo de participação destes professores na comunidade em que atuam, visto que a construção da cidadania é também uma questão da educação. No entanto, a cidadania que foi tratada no estudo é a cidadania plena e coletiva.

METODOLOGIA

Este trabalho é delimitado ao estudo de quatro escolas públicas, sendo duas da rede estadual e duas da rede municipal no município de Salvador/Bahia – Brasil, escolhidas por terem um número expressivo de professores. Nestas escolas foi feita a aplicação do questionário estruturado entre os meses de abril e maio de 2011. Na coleta de dados, buscou-se entender a relação efetiva entre professores e movimentos sociais na comunidade em que estes profissionais atuam. TIPO DE PESQUISA:Este estudo se caracteriza como uma pesquisa não experimental, descritiva de cunho qualitativo. Surgiu de várias inquietações diante de questões resultantes das experiências adquiridas como profissional da educação, as quais me despertaram a vontade de investigar cientificamente o que até então somente se discutia de forma empírica. O levantamento dos dados referentes a estes objetivos marcaram o início da pesquisa propriamente dita. Na medida em que fomos tendo mais acesso às atividades do grupo, as observações foram se refinando e dando corpo à pesquisa. Para identificar a participação dos professores em movimentos sociais relacionados ao entorno social da escola em que atuam, na primeira fase da pesquisa foram mapeados e descritos alguns relatos em diário de campo e organizados em fichas os principais relatos do grupo. Foram coletadas as descrições dos professores e suas atividades na pesquisa de campo, a fim de permitir não apenas informações precisas, mas sim, dirimir dúvidas e indagações.

FUNDAMENTAÇÂO TEORICA: CONCEITO DE MOVIMENTOS SOCIAIS.

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais, por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras. O PAPEL DO PROFESSOR

Na última década, o agravamento dos problemas socioeducacionais têm produzido um reflexo imediato na discussão sobre o papel do professor, o que já era esperado, considerando-se o fato de ser o professor a "tecnologia de ponta do processo educativo", provocando o que muitos autores vão chamar de "crise de identidade do magistério" (CANDAU, 1997).

Nesse contexto, é sobre o professor que se deposita a maior carga de responsabilidade pelo chamado "fracasso escolar". Entretanto, como lembra Nóvoa (2003) “Os professores não são anjos nem demônios. São apenas pessoas (e já não é pouco!). Mas pessoas que trabalham para o crescimento e a formação de outras pessoas. O que é muito.” (NÓVOA, 2003, p.14). O profissional deve atuar de maneira a promover o desenvolvimento e a transformar a sociedade. Para Gramsci (1988), toda classe social tem seus intelectuais, tanto a classe burguesa ou a proletária. No entanto, a grande preocupação dele era com as camadas populares, já estas necessitavam dos conhecimentos dos intelectuais orgânicos para ajudar a realizar uma releitura do mundo e, assim, estabelecer alternativas de hegemonia, no contexto de luta pela qualificação da vida, em todos os sentidos: espirituais e/ou materiais.

O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA E SUA FUNÇÃO SOCIAL

Assim, pode-se afirmar que o verdadeiro papel da escola na sociedade é o envidar esforços da ação educacional junto aos núcleos sociais, como a família, os agrupamentos profissionais e a sociedade civil organizada, para que o empenho de todos possa convergir para o êxito maior da educação solidária em proveito da comunidade.

PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

O levantamento dos dados referentes a estes objetivos marcaram o início da pesquisa propriamente dita. Na medida em que fomos tendo mais acesso às atividades do grupo, as observações foram se refinando e dando corpo à pesquisa. Para identificar a participação dos professores em movimentos sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com